Compartilhe
Fazer um curso superior traz muitas oportunidades para sua carreira, principalmente quando falamos das atividades extras que podem ser desempenhadas dentro da própria universidade.
Ideais para aqueles que desejam superar a concorrência, essas atividades são essenciais para os graduandos que querem aproveitar ao máximo as experiências acadêmicas que um curso superior pode oferecer.
Além de serem excelentes formas de ampliar sua experiência e enriquecer o seu currículo, muitas atividades extras também podem ser utilizadas para cumprir boa parte das atividades complementares exigidas em grande parte das universidades. Como parte de uma carga horária que precisará concluir, essas atividades também fornecem às faculdades mais informações sobre quem você é como pessoa e quais são seus interesses e objetivos.
Embora muito populares, as atividades extras, também chamadas de atividades extracurriculares, ainda podem criar algumas dúvidas na cabeça de muitos alunos. De modo geral, essas atividades são tudo o que você faz fora dos currículos acadêmicos, onde constam as atividades e disciplinas obrigatórias dos cursos, além é claro das optativas.
Isso pode incluir esportes, música, atividades de serviço comunitário, estágios e muito mais. Desse modo, as atividades extracurriculares ajudam os alunos a conhecer o mercado, a exercitar suas habilidades em um terreno mais prático e até mesmo a integrar o universo científico e acadêmico.
Claro, é sempre importante observar que nem todos os hobbies contam como atividades extracurriculares. Por exemplo, coisas como assistir a filmes ou jogar videogame não seriam contadas.
Assim, basicamente, as atividades recreativas que você pratica para seu próprio lazer não fazem sucesso porque as atividades extracurriculares precisam envolver algum esforço concentrado e contribuir para o seu desenvolvimento pessoal. Além disso, como base para auxiliar os alunos, as universidades normalmente possuem núcleos, programas e até centros exclusivos onde os egressos podem entrar em contato com uma série de atividades extras desempenhadas, de modo geral, dentro da própria faculdade e com o auxílio de monitores e professores.
Embora a maioria dos alunos estejam interessados em atividades extracurriculares até certo ponto, elas são especialmente importantes para mercado. De modo bem abrangente, essas atividades reforçam suas qualificações acadêmicas e, com isso, ajudam você a se destacar.
Com isso, ter boas atividades extracurriculares em seu currículo te ajudam a apresentar um perfil profissional mais robusto, que mostra aos recrutadores que você possui um entendimento geral mais profundo da carreira e o quanto você é apaixonado e dedicado às coisas com as quais se identifica. Isso tudo amplia suas qualificações, além de torná-lo uma adição valiosa às empresas.
Assim, essas atividades, que existem para complementar o currículo acadêmico da universidade, servem para aumentar a experiência educacional do aluno, afetando positivamente o aprendizado e o desenvolvimento do egresso.
As inúmeras experiências que essas atividades proporcionam impactam positivamente o desenvolvimento emocional, intelectual, social e interpessoal dos alunos. Trabalhando junto com outras pessoas, os alunos aprendem a negociar, se comunicar, gerenciar conflitos e liderar. Além disso, elas também fornecem um ambiente ideal para se envolver e interagir com outros alunos, levando assim a uma experiência acadêmica aprimorada e permitindo que você crie ou aumente seu networking.
Para determinar quais atividades extras são mais úteis e proveitosas para sua experiência acadêmica, é ideal identificar seu perfil. Com isso, além de conhecer a fundo os tipos de atividades que sua faculdade oferece, você também precisa colocar seus interesses e objetivos em primeiro lugar, identificando em quais campos você se desenvolve melhor e qual seu perfil estudantil.
Por exemplo, alunos que possuem ambições de ocupar cargos de gestão podem procurar oportunidades para desenvolver e mostrar suas habilidades de liderança. Há algum cargo disponível em um conselho estudantil da sua faculdade? Então é hora de se candidatar!
Já aqueles que desejam colocar sua inventividade e talento tecnológico em prática, existem ótimos programas, campeonatos e eventos de desenvolvimento de novas tecnologias, onde o aluno pode demonstrar suas habilidades técnicas e até mesmo facilitar sua transição da universidade para o mercado de trabalho.
Quer conhecer outras atividades extras que se adequam a diferentes perfis? Então acompanhe três dicas importantes de atividades desenvolvidas na Unijorge e fique por dentro do que é possível realizar na instituição afim de apoiar seu desenvolvimento e te ajudar a se destacar na multidão.
Se você tem interesse em seguir uma carreira acadêmica, gosta de trabalhar individualmente e tem verdadeira paixão pela pesquisa e desenvolvimento das ciências, então o Programa de Iniciação Científica é para você.
Como uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação em diversas áreas do conhecimento, o programa é ideal para alunos que pretendem continuar a investir na educação continuada, principalmente em cursos de mestrado e doutorado.
O programa é indicado para alunos que gostam bastante de leitura e investigação, além é claro daqueles que pretendem continuar a desenvolver artigos, pesquisas científicas e análises em suas carreiras.
Alunos que desejam se envolver em atividades práticas e, através delas, ajudar as pessoas podem investir em programas de trabalho voluntário em diferentes áreas da sociedade.
Ideal para aqueles que possuem uma mente inventiva, criativa e inovadora, os trabalhos voluntários permitem que você conviva com profissionais em diferentes setores do mercado, focando sua atuação em diferentes programas de auxílio à comunidade.
Como prática comum de muitos alunos que cursam graduações específicas, como Serviço Social e Odontologia, por exemplo, os trabalhos voluntários podem ser desenvolvidos em praticamente todas as áreas de ensino, como Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Medicina e até Publicidade.
Alunos que desejam desenvolver suas habilidades de liderança, trabalho em equipe, boa comunicação e visão de mercado podem investir em um programa de Empresa Júnior.
Ideal para quem quer conhecer o processo de desenvolvimento de uma empresa, além é claro de vivenciar o universo dos negócios de forma mais prática e colocando a “mão na massa”, esses programas permitem que os alunos se concentrem em equipes para criar empresas atuantes em diferentes setores corporativos.
As Empresas Juniors funcionam como um terreno fértil de ideias promissoras, atuando não apenas como um centro de atividades estudantis, mas também como um ambiente onde floresce o networking e a inovação.
Quer vivenciar essas e outras atividades extras ideais para enriquecer o seu currículo, desenvolver suas habilidades práticas e ampliar sua visão de mundo e de mercado? Então venha para a Unijorge e adquira a melhor experiência acadêmica e extracurricular que uma universidade de prestígio pode oferecer.
Clique aqui e saiba mais!
Faça aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
Lorem ipsum
dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit,
sed
do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore.
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Transferência
Faça sua inscrição on-line, rapidamente. Apresente os seguintes documentos na Central de Admissão do campus do curso desejado:
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (original e cópia);
Critério de avaliação caso não conste no histórico escolar (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina (original);
Declaração constando situação de matrícula (regularidade), forma de ingresso com nota e carga horária das disciplinas, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Declaração de IES de origem, atestando a regularidade para com o ENADE, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Diploma/Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Portador de Diploma
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior, caso deseje dispensa de disciplinas (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária; (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina; (original)
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Observação: Quando o candidato for aluno da Universidade Veiga de Almeida, deverá apresentar apenas o item a). Caso não tenha diploma expedido, poderá ser aceito com o Certificado de Conclusão de Curso, o qual pode ser atestado pela própria Secretaria.
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.