12/03/2021 | 14:48 pm

Como é o dia a dia de um profissional de Fonoaudiologia?

Você sabia que o profissional de Fonoaudiologia é o responsável por avaliar, diagnosticar, orientar, tratar e atuar na prevenção de aspectos comuns ao ser humano como falar, ouvir, dominar os desafios da linguagem oral e escrita, da voz, da articulação da fala, da fluência e até mesmo de deglutição? De modo geral, é ele quem estuda todos os mistérios por trás dos fenômenos da comunicação humana, especialmente no tratamento de processos envolvendo problemas de dicção, surdez, gagueira e outros aspectos que afetam a comunicação.

Como profissional da área da saúde, sua principal tarefa é atuar na promoção do bem-estar e da saúde de seus pacientes, tornando-se um instrumento fundamental para a sociedade e para a população. Conheça um pouco mais sobre a profissão e saiba como é a atuação de um profissional de Fonoaudiologia. Acompanhe.

Atuação do profissional de Fonoaudiologia

Especializado em todos os desafios da comunicação, seja ela oral, escrita ou auditiva, o fonoaudiólogo tem um papel fundamental na aprendizagem em todas as etapas da vida humana.

Neste sentido, sua atuação se concentra em quatro grandes áreas do conhecimento fonoaudiológico, tais como:

  • Linguagem

Identificando, tratando, prevenindo e restabelecendo pacientes que sofrem com distúrbios de comunicação e transtornos na linguagem oral e escrita, principalmente em crianças e jovens que apresentam algum grau de dificuldade de aprendizagem, mas também em indivíduos que tenham sofrido traumas em decorrência de acidentes ou doenças que afetam ou apresentam sequelas na fala.

  • Voz

Atuação clínica promovendo a manutenção e o tratamento vocal e auxiliando profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho como cantores, artistas, professores, jornalistas, radialistas e outros.

  • Audiologia

Responsável por estudar, compreender, diagnosticar e corrigir problemas envolvendo a audição humana.

  • Motricidade Orofacial

Atuando no diagnóstico e tratamento de problemas físicos que envolvam a musculatura da boca e língua, em que aplica processos de correção na sucção, mastigação, respiração, deglutição e fala.

Mercado de trabalho para fonoaudiólogos

A graduação em Fonoaudiologia oferece um grande mercado de trabalho, cercado de excelentes opções de atuação para os mais diversos perfis profissionais. Nesse contexto, o fonoaudiólogo pode atuar de forma autônoma, atendendo em consultório próprio, ou exercer seus conhecimentos e habilidades em instituições públicas ou privadas, tanto na área da saúde — como especialista em Linguagem, Voz, Motricidade Orofacial, Disfagia, Saúde Coletiva, Gerontologia, Neuropsicologia e Neurofuncional — quanto na área da educação, com Fonoaudiologia Educacional e Fonoaudiologia do Trabalho.

Com isso, a atuação do fonoaudiólogo é fundamental para instituições como hospitais e clínicas, unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, UTIs, maternidades, instituições educacionais e especializadas, veículos de comunicação (como emissoras de TV e rádio), universidades e centros universitários, creches, escolas, empresas, fábricas, indústrias, teatro, casas de repouso a idosos, laboratórios e centros de diagnósticos, empresas de telemarketing e muito mais.

Fonoaudiologia é na Unijorge

Na Unijorge, o graduando em Fonoaudiologia recebe uma formação diferenciada, focada no seu protagonismo e que apresenta conceitos amplos, que abrangem as áreas de linguagem, saúde coletiva, motricidade oral, disfagia orofaríngea, audiologia, voz e pesquisa.

O curso estimula o aluno a compreender todos os processos de desenvolvimento das habilidades comunicativas do ser humano, desde o nascimento até a terceira idade, preparando-o para atuar com qualificação na prevenção, avaliação e diagnóstico dos mais diversos distúrbios, além de desenvolver suas habilidades para atuar no planejamento escolar, teoria e prática fonoaudiológica, supervisão e desenvolvimento de pesquisas fundamentais para a evolução do setor e da profissão.

A graduação em Fonoaudiologia da Unijorge oferece as melhores ferramentas para você investir no seu futuro, ampliando suas oportunidades profissionais e ajudando você a conquistar um futuro profissional promissor dentro do setor de saúde.

Aproveite essas e outras vantagens de realizar sua graduação na Unijorge e turbine sua carreira rumo ao sucesso na área.

Clique aqui e saiba mais.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller