28/05/2020 | 15:59 pm

Como utilizar a nota do Enem para ingressar no ensino superior

Saber como utilizar a nota do Enem é fundamental para fazer valer todo o esforço colocado em uma prova tão importante, que pode garantir a tão desejada vaga na universidade. Mas, ainda existem dúvidas sobre como aplicar esta nota na instituição de ensino que você quer estudar.

Nesse texto você vai entender:

• Como aplicar a nota do Enem e se é preciso prestar vestibular em adição à nota;
  • Como utilizar a nota associada a subsídios estudantis;
  • Como saber se a sua pontuação é suficiente para a nota de corte do seu curso.
  • Vamos explicar sem complicar!
  • Como aplicar minha nota do Enem para realizar minha graduação?

A inscrição, quando é feita diretamente pela universidade, costuma ser mais simples de concluir porque não depende de nenhum outro critério de avaliação além da sua nota do Enem – nem mesmo o vestibular.

É super válido ressaltar que você pode – e deve! – utilizar a sua nota do Enem de anos anteriores, não necessitando aguardar a realização de um novo exame para estudar na Unijorge. Tudo que você tem que fazer é verificar se a sua nota foi superior a 300, acessar o site e preencher o formulário de inscrição. Assim, você já está matriculado em uma universidade que sabe da importância da educação para a construção de um caminho de protagonismo profissional, alinhada com todas as tendências de mercado.

Mas, como será o processo se você quiser ingressar com os subsídios estudantis do FIES e ProUni?

Optando pelo FIES

Segundo pesquisas realizadas em 2019, este é o subsídio mais utilizado pelos estudantes, representando 22% do total das matrículas.

Para garantir o ingresso na faculdade através do FIES, é preciso verificar se você tirou a quantidade mínima de pontos na prova do ENEM. Para isso e para os outros passos da inscrição, você precisará entrar no site do programa e verificar se preenche os critérios de inscrição definidos pelas normas do Governo, além da nota.

No momento do preenchimento dos dados cadastrais, você já pode colocar a Instituição de Ensino da sua escolha e concluir a inscrição. Depois basta aguardar o resultado da avaliação e, sendo aprovado, encaminhe os documentos à instituição para realizar a matrícula.

Mas, e se o ProUni for a melhor escolha para você?

Assim como o FIES, o ProUni também promove o ingresso de estudantes de baixa renda em universidades usando a nota do ENEM como critério de seleção. O candidato que cumprir os critérios para participar se inscrever pela internet, pode escolher até duas opções de cursos dentre as vagas ofertadas. O sistema recupera a nota do Enem de todos os participantes e preenche as vagas com aqueles que tiveram melhor desempenho.

Disputam essa seleção os candidatos que escolheram o mesmo curso, turno e faculdade. Se você for selecionado, basta vir e apresentar os documentos necessários e realizar a matrícula.

Qual a pontuação mínima para inserir minha nota do ENEM na Unijorge?

Aqui na UJ você ingressa e começa a estudar tendo atingido, pelo menos, 300 pontos. E o processo é prático e rápido: basta acessar esse link e seguir as instruções para realizar a sua inscrição.

Ainda tem dúvidas? Acesse o site ou ligue para a Central de Atendimento: 71 3206-8000.