24/06/2024 | 9:00 am

Educação Inclusiva: como se capacitar na área da pedagogia

A educação inclusiva é uma das ferramentas utilizadas para democratizar o acesso à educação e atender todos os alunos no sistema educacional brasileiro. A tarefa é árdua, já que para isso é necessário entender a fundo sobre educação e dificuldades comuns dos alunos.  

 

Quem cursa pedagogia e profissionais da área devem ficar ainda mais atentos: como o curso capacita os estudantes a se tornarem professores e ocupar outros postos na área da educação, é essencial estar preparado(a) para lidar com todos os desafios que a educação inclusiva traz consigo.  

 

Quer entender como se preparar para novas concepções de ensino e se capacitar para atender todos os tipos de estudante? 

 

Então continue lendo este artigo e saiba mais! 

 

 

O que é educação inclusiva? 

 

 

A educação inclusiva é um conceito da educação contemporânea que tem como objetivo desenvolver ferramentas, práticas e sistemas equitativos, prontos para garantir o direito de todos à educação.  

 

A educação inclusiva preza por ambientes de aprendizagem onde todos sejam reconhecidos e valorizados em suas diferenças, características e particularidades, considerando diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero, além de status migratório e identidade de gênero.  

 

Conheça os cinco princípios da educação inclusiva: 

 

  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação de qualidade na escola regular e de atendimento especializado complementar, de acordo com suas especificidades.  
  2. Toda pessoa aprende, sejam quais forem suas particularidades intelectuais, sensoriais e físicas. É papel da comunidade escolar desenvolver estratégias pedagógicas que favoreçam a criação de vínculos afetivos, relações de troca e a aquisição de conhecimento.  
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular e, por isso, as necessidades educacionais e o desenvolvimento de cada estudante são únicos.  
  4. O convívio no ambiente escolar beneficia a todos, já que a interação é fundamental para o pleno desenvolvimento do ser humano. 
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos, não somente as pessoas tradicionalmente excluídas pela sociedade, mas também todos os estudantes, educadores, famílias e outros agentes participantes do sistema educacional.  

 

Desenvolver projetos na área da educação inclusiva exige a interação entre diferentes esferas sociais. Juntos, família, políticas públicas, gestão escolar, estratégias pedagógicas e parcerias poderão ser aplicadas para que cada aluno alcance seu potencial pedagógico e seja incluído na sociedade, fora e dentro da escola.  

 

No Brasil, a educação inclusiva é apoiada por legislações como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei nº 13.146/2015, e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008. Apesar disso, a área ainda caminha com muitas contradições, desafios legislativos e na discussão pública sobre o assunto. Os próximos anos prometem muito crescimento e evolução sobre o assunto! 

 

 

Como é o mercado de trabalho na área? 

 

 

A educação inclusiva é obrigatória por lei! Isso garante que a área tenha uma alta empregabilidade, já que é necessário estar sempre em conformidade com as regulações brasileiras. Além de trabalhar em escolas e universidades públicas e privadas, os profissionais da educação inclusiva também podem atuar em unidades de atendimento especializado, ONGs, hospitais, centros de reabilitação e outros tipos de instituições.  

 

Entre as tarefas do profissional da área, está o acompanhamento do aluno com o objetivo de identificar os melhores caminhos para que o estudante alcance o aprendizado. Além disso, o profissional também pode elaborar conteúdos didáticos, prestar consultorias, atuar de maneira privada em seu próprio consultório ou prestar concursos públicos voltados para a área.  

 

Quais são os principais desafios? 

A área da educação no Brasil enfrenta ainda muitos desafios e está em constante transformação para que caminhe em direção à melhores condições de aprendizagem e ensino para todos ao longo da vida. 

 

Na educação inclusiva, os desafios são ainda maiores, já que é preciso construir uma nova escola com base em metodologias e princípios inclusivos. Entre os desafios, estão:  

 

  • a necessidade de formação continuada dos professores, para que estejam em constante evolução a respeito das melhores práticas a serem adotadas; 
  • adaptações curriculares; 
  • recursos didáticos e pedagógicos acessíveis, pensados para todo tipo de aluno; 
  • infraestrutura adequada; 
  • comunidade social despreparada para lidar com a inclusão; 
  • falta de capacitação; 
  • preconceito 

 

 

Como o curso de pedagogia pode te preparar para a educação inclusiva? 

 

 

O curso de pedagogia tem como objetivo formar profissionais aptos a trabalhar nas atividades educacionais, principalmente na docência. Para capacitar os estudantes, a graduação em pedagogia oferece disciplinas como: 

 

  • Filosofia da Educação; 
  • Práticas de Ensino; 
  • Metodologia de Português e Matemática; 
  • Sociologia da Educação; 
  • Libras; 
  • História da Educação; 
  • História da Educação no Brasil; 
  • Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; 
  • Psicologia Institucional; 
  • Raciocínio Lógico; 
  • Sociologia da Educação; 
  • Supervisão e Orientação Pedagógica; 
  • Educação a Distância e Culturas Digitais; 
  • Psicologia da Educação; 
  • Políticas Educacionais e Educação Básica; 
  • Alfabetização e Letramento 

 

Além de formar profissionais prontos para atuar com práticas de educação, metodologias de ensino e psicologia do desenvolvimento, os melhores cursos de pedagogia também incluem atualmente disciplinas que utilizam da tecnologia para potencializar a educação inclusiva.  

 

O profissional de pedagogia, ao se graduar, está pronto para enfrentar o mercado de trabalho e, com ele, todas as complexidades e desafios que o sistema educacional brasileiro oferece. O curso é amplo e oferece aulas, práticas e teorias educativas em diversos setores da sociedade, permitindo que o estudante consiga escolher com tranquilidade sua área de atuação e se especialize na educação inclusiva. 

 

A Unijorge oferece a graduação em Pedagogia – Licenciatura de maneira presencial e à distância e prepara o profissional para o futuro da pedagogia, onde a tecnologia já faz parte do cotidiano do aluno e pode ser uma grande aliada para a aprendizagem.  

 

Além de excelente qualidade de ensino, a Unijorge também oferece experiências memoráveis para enriquecer seu currículo, como palestras, intercâmbios acadêmicos e mostra de projetos. Clique aqui, se matricule agora e faça a diferença no futuro da educação inclusiva!  

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller