17/03/2021 | 19:16 pm

Enfermagem em UTI: por que devo me especializar?

Há pouco mais de um ano, o coronavírus passou a ser uma realidade mundial e a saúde tem figurado entre as áreas profissionais mais desafiadoras, porém, também promissoras. Com o alto número de pessoas acometidas pela covid, o setor das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) tem sido de grande relevância, sendo decisivo no tratamento de pacientes mais graves.

Por isso, a carência de profissionais de enfermagem qualificados não pode ser um empecilho para o desempenho da profissão, que neste momento tem tido um enorme valor social.

De acordo com um levantamento feito pela startup Bright Cities, hospitais públicos e privados do Brasil abriram 21.401 leitos de UTI exclusivos para o atendimento de pacientes com a covid-19. Os dados foram coletados entre fevereiro de 2020 – quando o primeiro caso da doença foi registrado no país – e janeiro de 2021. Apesar desses esforços das autoridades, o estado de pré-colapso do sistema de saúde tem sido uma realidade em boa parte das capitais brasileiras, situação que demanda medidas restritivas mais severas para conter o vírus, a exemplo do lockdown.

O papel da enfermagem

Em meio a este cenário desafiador, conviver com a covid-19 também requer um novo olhar dos profissionais da saúde, que têm reaprendido a atuar nos seus postos de trabalho, durante a pandemia. O enfermeiro (a) especializado (a) tem uma importância ímpar na área de Terapia Intensiva, por trazer um trato mais humano para a rotina desse ambiente, além de fornecer um suporte qualificado aos pacientes.

Neste momento, muito além da atuação frente ao tratamento da doença, este profissional carrega o importante papel de divulgar informações verídicas e orientar as pessoas sobre a necessidade de intensificar as medidas preventivas contra a covid-19, conscientizando a população sobre as recomendações de isolamento, cuidado e higiene para evitar a exposição ao vírus e minimizar os casos de contágio. Além disso, a mediação de conflitos e rapidez na tomada de decisões são características imprescindíveis ao enfermeiro que atua em uma UTI.

Atenta a estas questões e firme no propósito de contribuir com a formação dessa equipe que atua na linha de frente, a Unijorge conta na sua grade com a especialização em Enfermagem em Emergência e UTI. Voltado para formação do enfermeiro, nos âmbitos da assistência, gestão, ensino e pesquisa, o curso tem como objetivo o desenvolvimento das competências necessárias para o aperfeiçoamento profissional contínuo dos enfermeiros (as) que atuam ou desejam atuar nas Unidades de Terapia Intensiva. Durante a especialização, são apresentados assuntos específicos da área e temas relevantes para a prática humanizada, sem deixar de lado temas mais abrangentes, como gerenciamento, bioética, cuidado humanizado e epidemiologia.

Retornos

Fazer uma especialização em enfermagem trará ao aluno diversos ganhos. Entre eles, destacam-se:

• Variedade de atuações: independente da área, o profissional deve cada vez mais ser multitarefas e não se restringir apenas a um campo de atuação;
  • Destaque na carreira: a crise sanitária instaurada mundialmente trará destaque e fortalecimento de nomes que atuam na área da saúde. Este será o momento de grandes profissionais chegarem a excelentes posições a partir do trabalho que desempenharem;
  • Oportunidades em setores específicos: o setor de UTI tem sido imprescindível em meio à pandemia, sendo uma das principais oportunidades da área de saúde no momento;
  • Melhores salários: de acordo com uma pesquisa realizada pela Glassdoor Brasil, a média salarial da área de enfermagem é de R$ 4.103, variável entre os estados. Com uma especialização, o aluno pode ter um acréscimo nessa remuneração;
  • Aprimoramento técnico-científico: a especialização em enfermagem em UTI amplia os conhecimentos do aluno e o fornece uma bagagem que dará retornos a curto e longo prazos. Além da atuação clínica, o discente terá um preparo científico, que o permitirá atuar com maior assertividade e confiança;
  • Retorno emocional: a valorização e defesa da vida são questões intrínsecas à área da saúde. Diante de tantas pessoas que a covid tem vitimado, atuar no cuidado e tratamento desses pacientes trará um retorno que vai muito além do lado profissional.

Quer investir em um curso de especialização para aumentar as chances de sucesso na carreira? Conheça agora o Curso de Especialização em Enfermagem em UTI e esteja ainda mais preparado para as oportunidades do mercado.