• engenharia mecânica
  • graduação semipresencial
14/07/2021 | 18:07 pm

Engenharia Mecânica semipresencial é possível?

Em outros tempos, talvez nem passasse pela mente das pessoas a possibilidade de estudar no formato semipresencial. Engenharia mecânica, por exemplo, você já pensou que poderia ser ensinada desta maneira?

Saiba que agora esta é uma realidade possível para quem deseja fazer a graduação desta forma e o aprendizado está garantido de uma maneira mais flexível.

O mundo atual é para pessoas que são multitarefas: trabalho, estudos, família. E, ao longo da pandemia, a maior vivência dentro de casa tem feito com que a adaptação entre o mundo real e digital seja cada vez mais frequente.

Paralelo a isso, com o dia cada vez mais curto diante das diversas atividades a serem desempenhadas semanalmente, alguns objetivos tendem a ser priorizados em relação a outros. Mas, para quem sonha com o nível superior, o modelo híbrido de ensino tem facilitado o ingresso à graduação.

Entre os benefícios que os alunos têm ao estudar neste novo formato, destacam-se manutenção das aulas online nas plataformas digitais, que permite o acesso aos conteúdos de qualquer lugar, fazendo com que as idas a instituição sejam só em demandas pontuais.

Além disso, a flexibilidade dessa modalidade permite ao estudante conseguir trabalhar ao mesmo tempo em que estuda, tendo aprendizados diversos no mesmo período.

Vale destacar que a busca por cursos na modalidade de ensino remoto, a qual já apresentava uma procura crescente anterior à pandemia, segue em alta. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a educação a distância (EAD) já superou a presencial e, nos últimos dez anos, ela teve um crescimento de 378,9%.

Na Unijorge, o ensino semipresencial passou a ser adotado como forma de facilitar o acesso ao Ensino Superior. Entre os diversos cursos ofertados pela instituição nesta modalidade está o de engenharia mecânica.

Para saber como como funciona a dinâmica dos cursos semipresenciais da instituição, clique aqui.

Com duração de cinco anos, o bacharelado em engenharia mecânica tem uma metodologia que promove o conhecimento a partir do experimento, onde o conteúdo aplicado é trabalhado através de atividades orientadas pelo coordenador do curso e professores que atuam no mercado. A matriz curricular é composta da seguinte forma:

• Modelagem e Representação do Espaço;
  • Ciência dos Dados e Inteligência Artificial;
  • Bases de Programação;
  • Cálculo de uma Variável;
  • Análise Espacial;
  • Engenharia: da Ideia a Concepção.

Conhecimento Ampliado

De forma a acrescentar no aprendizado obtido através das disciplinas teóricas, os discentes contam, na faculdade de engenharia mecânica, com todo suporte necessário para a realização de estágios e da Iniciação Científica (IC) que permite, desde cedo, inserir o estudante de graduação no mundo da pesquisa acadêmica.

Neste cenário, o Programa de Iniciação Científica é visto como um passo importante para a formação do aluno que, acompanhado de um professor orientador, passa a se familiarizar com o método científico. Os estudantes que realizam a IC acabam dando um importante passo para ascensão da vida acadêmica, onde lhe é proporcionado o(a):

a) Inserção no universo da IC, acompanhado por professor orientador, incentivando-o a dar continuação em seus estudos acadêmicos em nível de pós-graduação;

b) Contribuir para o aperfeiçoamento da formação acadêmica e profissional a partir do fomento à participação do estudante e docente em grupos de IC, inclusive multidisciplinares;

c) Geração de oportunidades que estimulem a formação do pensamento crítico e reflexivo do estudante, como referência de sua futura conduta profissional, ao lidar com os desafios de seu tempo histórico;

d) Promoção da inovação de soluções em projetos de IC, através da participação e colaboração de estudantes;

e) Mobilização dos cursos em funcionamento da Instituição para o desenvolvimento de projetos de IC;

f) Incentivo à publicação de trabalhos de docentes orientadores e alunos de IC e sua participação em eventos acadêmicos.

Seja para quem deseja atuar no mercado ou seguir a área acadêmica, a matriz curricular do curso de engenharia mecânica da Unijorge ajudará na realização desse sonho. As inscrições podem ser feitas aqui. Não perca tempo!