• bacharelado
  • Educação Física
  • Engenharia
  • Engenharia Civil
  • Engenharia Elétrica
  • Fisioterapia
  • Licenciatura
  • Semipresencial
26/07/2021 | 17:48 pm

Flexibilidade na graduação? Conheça os cursos da modalidade semipresencial

Nos últimos anos, o termo graduação semipresencial se tornou muito popular entre aqueles que buscam maior flexibilidade para conciliar os estudos on-line com a sua rotina, mas que também desejam aproveitar os benefícios das atividades presenciais.

 

Como parte das modalidades de ensino superior que surgiram para facilitar a adaptação dos cursos às novas demandas da sociedade e dos próprios estudantes, a graduação semipresencial é uma modalidade de ensino que mescla aulas presenciais na universidade com conteúdos e atividades disponíveis na plataforma de aprendizagem.

 

Assim como todo curso de graduação, aqueles que integram a modalidade semipresencial também exigem muito esforço e determinação, além de muita organização e gestão do tempo para garantir a aprendizagem. Essa modalidade promove a formação de profissionais de excelência, com competências e habilidade para exercer cargos de liderança e protagonizar grandes frentes de trabalho.

 

Se você deseja saber mais sobre a graduação semipresencial e ainda conferir os melhores cursos nessa modalidade aqui da Unijorge, confira o artigo e conheça todos os detalhes sobre o tema. Acompanhe.

 

Afinal, o que é graduação semipresencial?

 

Como já citamos, uma graduação semipresencial nada mais é do que um curso que possui parte da carga horária de aulas presenciais e também apresenta conteúdos disponíveis virtualmente na plataforma de aprendizagem

 

Essa modalidade de ensino superior é reconhecida e aprovada, desde 2004, pelo Ministério da Educação (MEC), e as instituições de ensino que oferecem os cursos semipresenciais devem respeitar as diretrizes da Educação Superior a Distância estipuladas pelo próprio órgão.

 

Essa modalidade une os benefícios da flexibilidade do ensino EAD – como web aulas interativas transmitidas por videoconferência, seminários e palestras on-line, reuniões entre alunos e professores e suporte virtual de qualidade – com as vantagens da modalidade presencial, como a vivência prática da profissão, possibilidade de tirar dúvidas com monitores e professores e o contato com os colegas de turma.

 

Nas aulas ao vivo (aulas síncronas) dos cursos semipresenciais os professores e alunos interagirão semanalmente. Não se trata de uma aula convencional, expositiva, com mera transmissão de conteúdo, mas sim o momento propício aos debates, oficinas de trabalho e resolução de casos concretos.

 

Uma das dúvidas mais comuns sobre a modalidade semipresencial é a porcentagem de disciplinas on-line e presenciais. Na verdade, os cursos semipresenciais são divididos em duas categorias básicas: a originária de um curso presencial e a originária de um curso EAD. Saiba mais sobre elas:

 

Curso originário no formato presencial

 

De acordo com Ministério da Educação (MEC), os cursos semipresenciais originários no formato presencial, ou seja, aqueles que antes eram apenas presenciais e agora podem ser cursados também na modalidade semipresencial, devem obedecer a regra geral de apresentar, no mínimo, 60% dos conteúdos, aulas e atividades no formato presencial.

 

Nessa situação, a regra impõe um limite de atividades on-line de, no máximo, 40% da carga horária total do curso, permitindo que as proporções entre os modelos de atividade e disciplinas enquadradas em cada modalidade dependam da necessidade de cada curso, das regras da instituição e da orientação das atividades práticas exigidas na graduação.

 

Curso originário no formato EAD/on-line

 

Nessa situação, o MEC estipula um limite de até 30% de atividades, disciplinas e aulas que podem ser feitas de modo presencial.

 

Esse formato abre novas possibilidades para que aconteçam encontros presenciais que agregam valor ao curso, trazendo aos alunos a chance de explorar todo o potencial das práticas que favorecem dinâmicas em grupo e uni-las aos benefícios do acesso ao conteúdo de forma virtual, incluindo aulas on-line transmitidas ao vivo que permitem o contato em tempo real com o professor.

 

Vantagens de optar pela modalidade semipresencial na Unijorge

 

Com a mesma qualidade de ensino e unindo flexibilidade e vivência prática, o formato semipresencial possui vantagens que englobam os dois mundos. Entre as principais delas, temos:

 

  • Diploma reconhecido e com a mesma validade do presencial;
  • Mais facilidade para adaptar a rotina de estudos ao dia a dia de trabalho, convivência com familiares e amigos e lazer;
  • Imersão prática nos encontros presenciais e em aulas de laboratório;
  • Possibilidade de aprendizado em visitas técnicas em ambientes profissionais relacionados ao seu curso;
  • Acesso 24h por dia ao programa do curso, materiais didáticos, aulas gravadas e ferramentas de comunicação dentro do ambiente virtual;
  • Tutores disponíveis para acompanhar a aprendizagem, corrigir atividades e tirar dúvidas sobre os conteúdos e aulas;
  • Acesso ao suporte físico e a toda a estrutura da universidade;
  • Possibilidade de acompanhar aulas ao vivo de forma virtual ou a versão gravada a qualquer momento;
  • Mensalidades com valor acessível;
  • Desenvolvimento de habilidades valorizadas pelo mercado de trabalho, como autonomia e gestão do tempo;
  • Mais economia nos gastos com o transporte e alimentação.

 

Cursos semipresenciais na Unijorge

 

A Unijorge oferece todas as ferramentas e recursos para ampliar seu aprendizado através da modalidade semipresencial em diversos cursos de ensino superior de qualidade. Conheça a seguir todos eles:

 

Curso Semipresencial de Licenciatura em Educação Física

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Educação Física

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Fisioterapia

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Engenharia Elétrica

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Engenharia Civil

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Engenharia da Computação

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Engenharia Mecânica

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Medicina Veterinária

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Nutrição

 

Curso Semipresencial de Bacharelado em Biomedicina

 

 Cursos Superiores de Tecnologia em Estética e Cosmética

 

Se você deseja aproveitar todos os benefícios de uma graduação no formato semipresencial, aproveite todas as vantagens da modalidade e venha para a Unijorge.

 

Essa é a sua oportunidade de começar os estudos contando com o melhor do semipresencial e aproveitando toda a qualidade de um ensino de excelência nacional.

 

Saiba mais aqui.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller