• MBA
  • pós-graduação
07/01/2021 | 8:00 am

Gestão de pessoas na Netflix: quais as tendências mais inovadoras do setor?

Que a Netflix é a maior empresa de streaming do mundo, todos já sabem. Mas, por trás da qualidade do serviço e da popularidade do aplicativo, que já ocupa um terço da banda larga de internet dos Estados Unidos em horários de pico, existe uma estratégia de Gestão de Pessoas que prioriza suas equipes antes de cada processo de trabalho.

 

Já é bastante claro os benefícios que uma boa Gestão de Negócios pode trazer para empresas. Com uma metodologia que valoriza o recurso humano, a filosofia por trás da gestão visa motivar, engajar, estimular e destacar o melhor de cada membro da equipe para alcançar os melhores resultados e promover mais oportunidades que levam ao crescimento sustentável de uma empresa.

 

Com esse objetivo e identificando a necessidade de otimizar o setor de Recursos Humanos, entre 1998 e 2012, a Netflix se reinventou e investiu em mudanças que modificariam os padrões de contratação de profissionais mais qualificados e rotinas de trabalho dentro da instituição, com uma abordagem fixada no talento, na cultura e na retenção e valorização dos melhores profissionais do mercado.

 

 

O que podemos aprender com a Gestão de Pessoas da Netflix

 

O capital intelectual de uma empresa é muito importante. Como uma estratégia fundamental para estimular a contratação e retenção de talentos, oferecer bons salários não é o suficiente para manter profissionais altamente qualificados em uma instituição.

 

Neste sentido, a Gestão de Pessoas desempenha um papel importante para garantir boas ações que possibilitem a motivação, engajamento e permanência de profissionais especializados e com melhores expertises. Para isso, garantir investimentos financeiros e humanos no setor de RH é uma ferramenta de otimização ideal para superar desafios e oferecer um ambiente de trabalho agradável, humano e acolhedor para a equipe. Além disso, uma filosofia que promova melhores planos de carreira e ofereça benefícios que vão além do salário pode contribuir para que o colaborador se sinta parte da empresa e deseje continuar a crescer com ela.

 

Nesse sentido, a Netflix criou um padrão que já se tornou viral. Em um artigo publicado na Harvard Business Review, a empresa fala que reinventou o RH e, em 2013, sua política de gestão de talentos se tornou uma referência por conta de suas estratégias de valorização que buscam oferecer aos colaboradores um ambiente onde todos são estimulados a empreender soluções e tomar decisões sem depender constantemente de seus superiores.

 

Outro ponto incrível dessa estratégia de gestão é o cuidado de contratar pessoas que vão colocar os interesses da empresa em primeiro lugar, com uma expectativa clara de comportamento responsável que, como eles mesmo dizem, “contrate, recompense e tolere apenas adultos totalmente formados”. Quando a contratação não é mais adequada a empresa, eles prezam por uma excelente política de indenização que respeita o potencial do profissional, mesmo que ele já não se adeque às rotinas de trabalho da Netflix.

 

 

A importância de um profissional com MBA em Gestão Empresarial e Negócios para dar forma a essa estratégia

 

Uma empresa só consegue ampliar suas chances de crescimento saudável quando investe na contratação de profissionais especializados na Gestão de Negócios. Nesse ponto, a responsabilidade e o protagonismo de cada funcionário precisam ser motivados através de uma expertise que valorize uma rotina onde a política de inovação e estímulo oferece os recursos necessários para que cada colaborador possa entregar um trabalho que faça a diferença.

 

Observamos que com a ampliação de conceitos de gestão de talentos da Netflix, os trabalhadores tem direito ao tempo de férias que acharem apropriado (fornecendo apenas algumas orientações), não ficam presos a horários fixos e as rígidas regras empresariais não são uma prioridade. Em contrapartida, com uma abordagem que deriva do bom senso, a Netflix retém e gerencia grandes talentos baseada na ética profissional, no histórico de trabalho e nas melhores habilidades de cada colaborador.

 

Com uma estratégia onde gerentes são responsáveis ​​pela criação de ótimas equipes, onde análises de desempenho corporativo tradicionais não são importantes e onde os líderes pensam primeiro como gerentes de talentos inovadores e criam a cultura da empresa, a Netflix se destaca e já dita novas regras que prometem ampliar a forma de recrutar e engajar equipes que desenvolvem um ótimo trabalho como principal prioridade.

 

Dessa forma, investir em um MBA em Gestão Empresarial e Negócios não só melhora as chances de crescimento na carreira, como também prepara o profissional para protagonizar as tendências de um mercado de trabalho que apresenta, cada vez mais, estratégias de valorização e engajamento dos colaboradores, como já faz a Netflix.

 

Quer saber mais sobre a especialização? Então conheça o curso de MBA em Gestão Empresarial e Negócios da Unijorge e se prepare para sair na frente e se destacar no futuro do setor!

Clique aqui e saiba mais!

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller