15/08/2023 | 14:13 pm

Competências essenciais para trabalhar em home office

Com a pandemia da covid-19, muitas pessoas deixaram de se deslocar até o trabalho e adotaram o home office como forma de garantir o isolamento social. Para muitos, trabalhar em casa tem vantagens impressionantes, porém, enquanto alguns comemoram, outros sentem que mudanças como essas também têm sido um desafio.

 

De repente, milhares de organizações e indivíduos, que não tiveram tempo para se preparar para o trabalho remoto, precisaram se adaptar a essa nova realidade, adotando medidas diferentes para reunir equipes, dar seguimento a processos e mover a cultura corporativa para um ambiente apenas on-line.

 

Com isso, muitas pessoas passaram a observar um aumento no estresse, na falta de motivação e na ansiedade. O que, aliás, é completamente normal. Além disso, muitos passaram a ficar preocupados com as perspectivas de se adaptar a um modelo mais flexível ou com a melhor maneira de conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar.

 

Na realidade, pessoas que trabalham remotamente precisam descobrir quando trabalhar, onde trabalhar e como criar limites entre o trabalho e a vida pessoal. E quando o assunto é equipamentos de escritório, desenvolvimento de carreira, oportunidades de treinamento e construção de relacionamentos com colegas, os desafios são ainda maiores.

 

Se você é novo no estilo de vida do home office, seja devido ao coronavírus ou porque conseguiu um trabalho remoto, pode ter descoberto que precisa mudar seus hábitos e rotinas para trabalhar em casa com sucesso.

 

Para ajudar, separamos algumas dicas e competências que você precisa adotar, ter ou desenvolver para tornar todo esse processo mais leve, produtivo e eficiente. Confira:

 

Home office: cinco competências e habilidades essenciais para trabalhar bem

 

  • Capacidade de trabalhar de forma independente: trabalhadores remotos precisam da capacidade de trabalhar de forma independente, incluindo recursos e resolução de problemas por conta própria.

 

  • Automotivação: Como geralmente não há chefe ou gerente para verificá-lo fisicamente em seu dia a dia, quem trabalha em casa precisa estar automotivado para se manter produtivo.

 

  • Fortes habilidades de comunicação escrita: Sem a interação pessoal, você precisa ser capaz de escrever de forma clara e sucinta, seja por e-mail, mensagem on-line ou uma nota em um programa de gerenciamento de projeto.

 

  • Boas habilidades para usar ferramentas digitais: Como cada empresa tem suas próprias ferramentas e métodos para realizar o trabalho e manter os funcionários engajados, você precisa se sentir à vontade para aprender e usar novos recursos digitais.

 

  • Inteligência emocional: Em um ambiente de trabalho remoto, você nem sempre tem acesso às dicas não verbais que podem ajudá-lo a “ler a sala” e responder de forma adequada. Com isso, ter uma boa inteligência emocional te ajuda a resolver problemas, evitar conflitos e realmente ouvir seus colegas.

 

Cinco dicas para tornar seu home office mais saudável e produtivo

 

 

1. Estabeleça uma rotina

 

Sem horários fixos, os limites entre o trabalho e o tempo pessoal podem ficar confusos e estressantes. Por isso, é preciso seguir seus padrões normais de sono e trabalho, se puder, e investir na consistência.

 

Levante-se na mesma hora, tome o café da manhã e tire o pijama. Experimente agendar o seu “tempo de deslocamento” e passe-o se exercitando, lendo ou ouvindo música antes de começar a trabalhar.

 

Mais importante ainda, quando seu dia de trabalho for encerrado, pare de trabalhar. Desligue o computador, pare de verificar e-mails e concentre-se em sua vida familiar. E, no fim do dia, tente ir para a cama na hora de costume.

 

 

2. Separe o espaço de trabalho do restante da casa

 

Se puder, encontre um espaço tranquilo, longe de pessoas e distrações para trabalhar. Coloque tudo o que você precisa em um só lugar antes de começar a trabalhar – carregadores, canetas, papel – e feche a porta, se puder. Mesmo em um espaço pequeno ou compartilhado, tente designar uma área para trabalhar.

 

Também é importante pensar no conforto e na praticidade ao criar seu espaço para o home office. Embora possa ser tentador sentar no sofá, é muito melhor estar em uma escrivaninha ou mesa.

 

Se você não tiver móveis de escritório, como uma cadeira ajustável, tente usar almofadas para apoiá-lo na cadeira ou uma caixa como apoio para os pés.

 

 

3. Aprenda a fazer pausas sem culpa

 

Reservar um tempo para intervalos é importante para ajudar a controlar a sensação de estresse. Tente fazer pausas para o almoço e outras paradas regulares.

 

Tire um tempo para se concentrar em outra coisa, mesmo que seja apenas cinco a dez minutos. É cientificamente comprovado que fazer pausas curtas a cada hora pode realmente ajudar na sua produtividade.

 

Se possível, passe um tempo ao ar livre quando puder. O tempo regular em espaços verdes é ótimo para a sua saúde mental. Marque um horário para uma caminhada, corrida ou passeio de bicicleta para tomar um pouco de ar fresco ou um café.

 

 

4. Mantenha-se sociável e evite se isolar 

 

Embora trabalhar de casa tenha seus benefícios, você também pode se sentir mais isolado. Mas há muitas maneiras de ficar em contato com quem é importante – melhorando seu bem-estar mental.

 

Dentro e fora do trabalho, a interação humana é importante, então agende chamadas de vídeo e pegue o telefone em vez de enviar um e-mail. Se você está tendo dificuldades para trabalhar em casa, converse com seus colegas ou gestores sobre suas preocupações.

 

Arranje tempo para socializar virtualmente – agende uma pausa para um café digital ou uma reunião on-line na sexta-feira.

 

 

5. Saiba definir limites

 

Estabelecer limites com outros membros de sua família é a chave para o bem-estar mental ao adotar o estilo home office.

 

Você pode ser mais flexível ao trabalhar em casa, então aproveite. Mas também pode ser difícil se houver outras distrações com que lidar, como crianças em casa, que podem pensar que você está de férias e querem passar um tempo com você.

 

Converse sobre suas necessidades, especialmente com a família. Lembre-os de que você ainda tem trabalho a fazer e precisa de um tempo de silêncio para fazê-lo e compartilhe sua programação.

 

Da mesma forma, estabeleça limites com o trabalho. É mais fácil permanecer conectado quando sua casa é seu escritório, mas tente desligar quando o dia de trabalho terminar e aproveite o tempo com quem você ama.

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