18/08/2020 | 15:40 pm

MBA ou especialização? Entenda a diferença entre os tipos de pós

Ao buscar uma pós-graduação, é normal se deparar com diversas dúvidas sobre as instituições, os tipos de especialização ou MBA, as modalidades presenciais ou EAD e, principalmente, se essa é a escolha certa para a sua carreira. Mas, antes de chegar ao ponto de decidir entre um ou outro curso, é muito importante que você saiba o que levar em consideração ao escolher uma pós-graduação e se a melhor opção para você é um MBA ou uma especialização.

Não sabe a diferença entre essas duas modalidades de pós-graduação? Então, leia o nosso post e entenda, de uma vez por todas, quais as características de cada uma delas. Confira:

O que é MBA?

MBA é um tipo de curso classificado como uma pós-graduação lato sensu e se refere à expressão Master Business Administration, ou Mestre em Administração de Negócios em tradução livre para o português. Com carga mínima regularizada pelo MEC de 360 horas-aula, o MBA é um tipo de curso que exige, antes de mais nada, que o aluno possua um diploma de nível superior.

Os cursos de MBA são normalmente voltados para profissionais que buscam evoluir em suas carreiras e alcançar cargos de liderança dentro do universo empresarial. É um dos cursos mais procurados por profissionais em cargos de coordenação e liderança, empresários, gestores e atuantes em áreas que aspiram novas posições.

Seu objetivo é preparar o profissional para compreender e aplicar conhecimentos de gestão empresarial e negócios. No Brasil, o MBA é considerado um curso de especialização, mas não atribui titulação de mestre ou doutor ao aluno.

O que é especialização?

As especializações, também conhecidas apenas pelo termo pós-graduação lato sensu, são cursos mais voltados para profissionais que procuram focar sua atuação no mercado de trabalho ou aprofundar seus estudos em uma área específica do conhecimento. Eles são considerados uma imersão mais específica em um setor e possuem toda a sua grade curricular voltada para alunos que desejam aprofundar melhor algum tema ou vertente de estudos já abordado, de forma superficial, durante a graduação.

Dentro das aulas, os alunos são apresentados a um nicho mais amplo e técnico da própria matéria, adquirindo conhecimentos sobre uma área específica e se tornando, como o próprio termo já sugere, especialistas na vertente escolhida.

Essa modalidade também exige que o aluno possua um diploma de nível superior e não confere titulação.

E o stricto sensu?

As opções de pós-graduação stricto sensu são direcionadas ao aspecto acadêmico das áreas profissionais, restritas apenas aos cursos de mestrado e doutorado.

Elas são um aprofundamento ainda maior em determinadas áreas da profissão e conferem ao aluno, após a conclusão, os títulos de mestre ou doutor em determinado campo do conhecimento.

Como saber se preciso de um MBA ou uma especialização?

Todo MBA é considerado uma especialização, mas nem toda especialização é necessariamente um MBA. Por isso, antes de decidir qual das duas opções é a certa para você, é importante identificar quais as suas metas profissionais e como você pretende atuar na profissão dentro do mercado de trabalho.

Como já dissemos, o curso de MBA é indicado para quem já atua em uma área específica da profissão, mas deseja se capacitar para alcançar novos cargos, liderar equipes e evoluir na carreira. Esse é um curso mais voltado para o mercado de trabalho, por isso é indicado para quem deseja aprender técnicas e conhecimentos pertinentes à sua atuação no dia a dia da profissão.

Já a especialização, ou seja, a pós-graduação lato sensu, é um aprofundamento em uma área específica do seu campo de conhecimento, normalmente já abordado com menos aprofundamento durante a graduação.  Desta forma, esse é o tipo de curso mais indicado para quem quer ampliar seus estudos na área para, assim, iniciar ou evoluir em sua carreira como um especialista.

De toda forma, ambos os cursos são ideais para se tornar uma referência em um setor específico, mas exigem muita dedicação. Mesmo assim, são uma excelente opção para aqueles que desejam mudar os rumos da sua carreira, alçar novos voos na sua área e evoluir dentro da profissão.

Deseja cursar uma pós-graduação, mas ainda tem dúvidas sobre os cursos que mais despertam seu interesse? Então, confira nossos e-books sobre pós-graduação e se informe sobre os detalhes de cada especialização.

Clique aqui e saiba mais.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller