Retrato de uma Médica Veterinária trabalhando com os animais da fazenda
19/03/2021 | 18:07 pm

No Job: Medicina Veterinária

Retrato de uma Médica Veterinária trabalhando com os animais da fazenda

As tendências da profissão que transforma a vida dos animais 

A relação entre os seres humanos e os animais existe desde a pré-história. Com a evolução da humanidade, esse vínculo se estreitou, tornando os animais membros das mais diversas famílias e trazendo àqueles que cultivam um carinho especial pelas espécies uma oportunidade de transformar toda essa dedicação em profissão.

Com o passar do tempo e a ampliação dos estudos sobre a importância dos animais na vida humana, a necessidade de cuidar da saúde de nossos melhores amigos tornou a graduação em Medicina Veterinária um dos cursos mais procurados e concorridos do Brasil e do mundo. Isso atraiu quem ama lidar com animais e tornou a profissão uma das mais bem pagas da área da saúde, registrando uma das médias salariais mais altas do segmento, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

Ao ingressar no curso superior de graduação em Medicina Veterinária da Unijorge, o aluno abre novas portas para o seu futuro. Com uma formação competente voltada à promoção da saúde animal, com ética profissional e comprometido com o desenvolvimento social, econômico e político da sociedade brasileira, este profissional também formará competências para desenvolver ações e resultados com foco em Ciências Agrárias e Saúde no que se refere à Produção Animal, Produção de Alimentos, Saúde Animal, Saúde Pública e Saúde Ambiental.

Quer saber mais sobre os diferenciais da profissão, assim como a estrutura e as oportunidades do mercado de trabalho para a área de Medicina Veterinária? Então acompanhe a gente nesse post para descobrir se essa é a escolha certa para dar o primeiro passo em direção à sua carreira.

Por que devo escolher a carreira de Medicina Veterinária?

O médico veterinário é um dos profissionais mais versáteis da área da saúde, considerado imprescindível ao progresso socioeconômico. Responsável por zelar pela saúde humana e animal e pelo meio ambiente – através de ações de prevenção, controle, erradicação e tratamento de doenças em animais domésticos e silvestres -, este profissional é indispensável para colaborar na pesquisa, identificação e tratamento de doenças que afetam animais, assim como aquelas que são transmitidas por eles aos seres humanos.

Por conta da evolução do segmento pet, o mercado de trabalho para os médicos veterinários cresceu e estimulou o surgimento de redes especializadas nos cuidados clínicos e cirúrgicos, além do tratamento e prevenção de doenças em animais domésticos. Além disso, o surgimento de novas clínicas e laboratórios de exames exclusivos para o setor também ampliou o leque de oportunidades para os profissionais da área.

Fundamentais para a sociedade

Em grande parte, o papel do médico veterinário inclui o contato direto com animais, por isso, ter empatia e estar preparado para agir visando o bem-estar do animal é indispensável. Mesmo assim, de acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a profissão permite que o especialista atue em mais de 80 áreas, incluindo setores como defesa sanitária animal, piscicultura, produção e comercialização de medicamentos veterinários, aquicultura, apicultura, suinocultura e até mesmo perícia criminal e judicial.

Com campos de atuação tão diversos e que ampliam as chances de empregabilidade do recém-formado, o papel do médico veterinário na sociedade vai muito além da atuação em clínicas e petshops.

Entre as principais responsabilidades dos profissionais da área, também estão a preservação das espécies silvestres e ameaçadas, a administração e cuidado com animais em zoológicos, centro de triagens de animais selvagens e centro de equoterapia, fiscalização de qualidade de produtos de origem animal em fazendas, na vigilância sanitária, na agroindústria e em grandes empresas do setor.

O médico veterinário também pode atuar no controle e administração do manejo e manipulação de alimentos de origem animal em supermercados, açougues e similares e até mesmo a pesquisa e produção de ovos para vacinas e medicamentos em laboratórios especializados.

Levando em consideração aspectos importantes como o bem-estar dos animais, além dos conceitos pertinentes à profissão, o papel de compreender e traduzir suas necessidades com relação à sua saúde e os benefícios da relação entre animais e seres humanos é uma das características que mais atraem jovens interessados em construir suas carreiras na área.

Ao ingressar no curso superior de graduação em Medicina Veterinária da Unijorge, o aluno se prepara para atuar em instituições públicas, privadas, do terceiro setor ou de forma autônoma.

Quais as características de um profissional de Medicina Veterinária?

Para ser um veterinário de sucesso, é necessário possuir um espírito curioso e inovador, ter responsabilidade social, ser ético e possuir boas capacidades para liderar e trabalhar em equipe. Além dessas características, o mercado sempre busca e valoriza profissionais que possuam:

  • Formação sólida e atualização constante;
  • Capacidade de lidar com situações estressantes e adversas;
  • Organização e planejamento;
  • Boa comunicação e habilidades para se relacionar com tutores;
  • Empatia e paixão por ajudar;
  • Estar disposto a adquirir novos conhecimentos;
  • Espírito empreendedor e autonomia intelectual;
  • Controle emocional;
  • Domínio das ciências biológicas;
  • Capacidade de melhorar práticas que visam o bem-estar dos animais;
  • Agilidade nas tomadas de decisões, entre outras qualificações.

Como e onde o profissional de Medicina Veterinária pode atuar?

O mercado de trabalho para médicos veterinários é bastante vasto, o que traz muitas oportunidades de crescimento em diferentes áreas. De forma geral, esse profissional pode trabalhar em muitos setores da sociedade, atuando em prol da saúde dos animais e dos seres humanos de forma significativa.

Com tantas possibilidades de atuação, o mercado de trabalho para veterinários é bastante promissor, oferecendo a chance de colocar seus conhecimentos em prática em diferentes setores da sociedade, tais como:

  • Clínicas veterinárias de pequeno, médio e grande porte;
  • Centros cirúrgicos;
  • Laboratórios de diagnóstico;
  • Laboratórios de pesquisa;
  • Laboratórios de embriões;
  • Feiras, leilões e exposições de animais;
  • Zoológicos;
  • Canis;
  • Centro de triagens de animais selvagens;
  • Pet shops e casas de produtos veterinários;
  • Cooperativas;
  • Supermercados, açougues e similares;
  • Frigoríficos;
  • Indústrias de laticínios;
  • Vigilância sanitária;
  • Vigilância ambiental e do meio ambiente;
  • Centros de reprodução animal;
  • Indústria e comércio de medicamentos veterinários;
  • Centros de pesquisa;
  • Instituições de ensino, entre outros.  

Por que devo fazer o curso de Medicina Veterinária na UJ?

A Unijorge oferece oportunidades de acesso a todas as ferramentas de aprendizagem, disponibilizando serviços diferenciados e focados no seu protagonismo, tais como:

Monitoria

A monitoria auxilia na melhoria do ensino de graduação, estabelecendo novas práticas e experiências pedagógicas que permitem trazer a teoria para a prática, garantindo um upgrade no seu currículo. Além disso, através dela você pode identificar sua vocação para a docência.

Na Unijorge, a monitoria nos cursos de graduação estimula a participação dos alunos na vida acadêmica, viabiliza a diversificação das atividades extraclasse, de nivelamento e/ou aprofundamento de conteúdos abordados nas disciplinas, oferece espaço de iniciação e formação específica, bem como possibilita aos alunos experiências de atuação junto aos seus colegas sob orientação de um docente.

Centro de Carreiras Unijorge

O Centro auxilia os alunos na sua inserção no mercado de trabalho e na construção de sua trajetória profissional. O Centro de Carreiras possui três grandes programas que colaboram com o seu objetivo central:

Programa de Estágio

Analisa, aprova e acompanha o estágio não obrigatório de todos os estudantes matriculados na Unijorge, desenvolve parcerias com organizações, visando ampliar a oferta de vagas para os estudantes da instituição, e divulga vagas em murais, por e-mail, no portal da Unijorge e em sites de redes sociais.

Programa de Desenvolvimento de Carreira

Esse programa atende irrestritamente todos os alunos e egressos da Unijorge, estuda as demandas do mercado, com o objetivo de transmitir informações sobre tendências, competências e oportunidades de mercado, promove eventos com empresas e profissionais das mais diversas áreas, organiza oficinas, estimulando o desenvolvimento profissional, e promove orientações individuais. Dentre os eventos que organiza, destacam-se:

  • Conhecendo o Mercado: evento que convida executivos de empresas relevantes para falar aos alunos sobre o perfil desejado por suas organizações, formas de ingresso, planos de cargos e salários e demais informações sobre a carreira. Nesta oportunidade, os convidados conhecem a IES, sua estrutura de laboratórios, seus projetos e diferenciais acadêmicos.
  • Oficina de Currículo: é destinada a discentes e objetiva a orientação na formulação de currículo e de uma postura adequada para processos seletivos de âmbito profissional.
  • Laboratório de Competência: oficina realizada por área do conhecimento com o apoio das coordenações de curso. Visa promover realisticamente um simulado de um processo seletivo. Os alunos são submetidos à avaliação de professores, que os observam participando de dinâmicas de grupo e apresentação de trabalho em equipe. São verificadas redações individuais, a oratória dos participantes, a postura e a avaliação de desempenho, reforçando os pontos fortes e indicando as competências que podem desenvolver.

Programa Diplomados

Objetiva acompanhar a trajetória profissional do egresso da Unijorge, apoiando-o em suas necessidades. Para isso, desenvolve ações permanentes de orientação da carreira, programas de educação continuada e desenvolvimento profissional.

Além disso, estão colocados à disposição dos alunos órgãos auxiliares da administração acadêmica. A comunicação com os egressos e o conhecimento sobre seu desempenho no mercado de trabalho reforçam a qualidade do curso e a atualização dos perfis profissionais.

Escritório Internacional

O Escritório Internacional (E.I.) tem como objetivo centralizar e apoiar as ações internacionais que acontecem na instituição, oferecer diversas possibilidades de capacitação internacional para os alunos e viabilizar a assinatura de novos acordos de cooperação internacional que beneficiem os corpos discente e docente da instituição.

Através de um trabalho organizado e dirigido, o E.I. funciona, de um lado, como elemento facilitador para os estudantes candidatos ao intercâmbio, fornecendo suporte, orientação e informações necessárias para a construção de um plano de capacitação internacional, e, de outro, de enlace institucional da Unijorge no processo de internacionalização da instituição.

As atividades de internacionalização, sob a supervisão e execução direta do E.I., orientam-se pela seguinte estrutura:

  • Cooperação Acadêmica: refere-se aos convênios de cooperação firmados com organismos e instituições internacionais;
  • Programas de Mobilidade: trata-se da oferta de intercâmbios acadêmicos, em âmbito nacional ou internacional, para professores, alunos, colaboradores e egressos;
  • Centro de Idiomas: oferta de língua estrangeira, na modalidade presencial e a distância;
  • Internacionalização at home (IaH): atividades internacionais realizadas nos campi.

Programa de mentoring

Programa que apoia o aluno da UJ no planejamento e desenvolvimento de sua carreira, relacionando os aspectos pessoais e de cidadania às suas expectativas profissionais. Visa apoiar o desenvolvimento de competências e a descoberta e exploração de seus potenciais.

Conheça o curso superior de graduação em Medicina Veterinária da Unijorge e entenda qual o próximo passo para construir a sua carreira.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller