18/07/2023 | 10:52 am

O que é empregabilidade?

O temo empregabilidade é comumente associado à capacidade que um indivíduo tem de conseguir um emprego e de se manter nele. Porém, quando aplicamos esse conceito ao âmbito do mercado de trabalho atual, a empregabilidade ganha um conceito ainda mais amplo.

 

Ela não trata apenas de conseguir um emprego, mas se relaciona diretamente a uma gama maior de habilidades e atributos que permitirão ao profissional ter sucesso ao longo de sua carreira.

 

Assim, o conceito de empregabilidade se refere a um conjunto de realizações, habilidades e atributos pessoais que torna os profissionais mais propensos a obter emprego e ter sucesso em suas vidas profissionais, a longo prazo.

 

A partir daí, fica mais fácil compreender que a empregabilidade depende, em grande parte, da habilidade dos profissionais de refinar seus conhecimentos em investir em soft skills que são importantes, tanto para serem contratados quanto para terem sucesso no seu local de trabalho.

 

Com isso, investir em uma graduação, em cursos de especialização e pós-graduação presencial ou EAD e, mais ainda, no desenvolvimento de algumas das habilidades mais procuradas pelo mercado parece ser o caminho para o conquistar o sucesso, em qualquer setor que você estiver.

 

O índice de empregabilidade

 

Muito além de um conceito abstrato, a empregabilidade é algo tangível, que pode ser medido por algo chamado atualmente de índice de empregabilidade.

 

Enquanto um conceito recente e que ainda está se consolidando dentro do ambiente corporativo, esse incide indica o quanto um profissional apresenta de potencial para conquistar uma posição dentro de sua carreira, partindo do princípio de um conjunto de habilidades básicas relacionadas à comunicação e trabalho em equipe, habilidades físicas, tecnológicas e, é claro, em especialização e formação superior.

 

Essencialmente, esse índice se apresenta como um indicador, que relaciona as habilidades do profissional, seus concorrentes e as próprias demandas de mercado de trabalho em si.

 

Compreender o seu índice de empregabilidade te ajuda a responder perguntas muito pertinentes para sua vida profissional, tais como:

 

  • Qual é a probabilidade de ser promovido no cargo em que você está?
  • Quais as chances que você tem de conseguir um novo emprego?
  • É possível que você seja desligado da empresa em que está?

 

Mas, como funciona o índice de empregabilidade? 

 

Compreender como está o mercado de trabalho dentro do seu segmento é o primeiro passo para entender seu índice de empregabilidade. Isso acontece porque diferentes indicadores estão relacionados à ocupação de um profissional, onde são considerados e avaliados fatores como:

 

  • formação acadêmica (graduação, pós-graduação e especializações);
  • área de atuação (nicho e mercado);
  • perfil do profissional (habilidades, soft skills, experiências e mais);
  • rede de relacionamentos (o chamado networking).

 

Dessa forma, além de conseguir ter uma visão ampla das oportunidades que o mercado te traz, compreender o índice de empregabilidade de um número significativo de profissionais de um mesmo ramo te permite estabelecer comparações e acertar as arestas da sua própria carreira.

 

Assim, o profissional tem a possibilidade de analisar em qual posição está em termos de empregabilidade, aprimorando seus talentos e habilidades para alcançar outros patamares dentro de sua carreira.

 

Como aumentar seu índice de empregabilidade ainda na faculdade 

 

Se você está cursando uma graduação presencial, semipresencial ou EAD, talvez seja a hora de começar a investir na sua empregabilidade.

 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se preparar para o mercado de trabalho ainda durante a faculdade. Confira!

 

Adote um perfil competitivo 

 

Estar empregado ou fazendo um bom estágio não significa que você não deva estar atento ao mercado de trabalho. Sendo assim, busque se candidatar a outras vagas de emprego mesmo trabalhando formalmente, para compreender o que o mercado espera de você e o que é relevante para alguns empregadores.

 

Mesmo que você esteja a caminho de conquistar um diploma de primeira classe e que tenha uma bagagem que seja relevante para a carreira que deseja, provavelmente estará competindo com outros que tenham as mesmas qualificações acadêmicas ou semelhantes.

 

Lembre-se, é a sua empregabilidade, a combinação única de habilidades, conhecimentos e qualidades pessoais que você possui, que o fará se destacar da multidão. Por isso, sempre conheça o seu mercado.

 

Envolva-se na experiência acadêmica 

 

Se você se esforçar para participar de toda a experiência acadêmica que sua universidade oferece, poderá aproveitar melhor seu tempo na universidade. Isso inclui o envolvimento em seus estudos acadêmicos, atividades extracurriculares, voluntariado, programas de mentoria e experiência de estágio e trabalho.

 

Por exemplo, na Unijorge, os alunos estão em contato constante com nosso Centro de Carreiras, um setor que visa o desenvolvimento profissional dos graduandos através de competências e habilidades necessárias para inserção no mercado de trabalho.

 

Conheça alguns programas desenvolvidos pelo Centro de Carreiras da Unijorge:

 

  • Programa de Estágio
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Programa Diplomados
  • Eventos e Treinamentos – Conhecendo o Mercado, Oficina de Currículos, Laboratório de Competência, Orientação de Planejamento de Vida e Carreiras e Oficinas de Capacitação para Carreira
  • Programa de Coaching e Mentoring

 

Aprimore sua educação

 

Aprender é essencial e a cada dia que passa o mercado de trabalho valoriza ainda mais os profissionais que são capazes de se aprimorar e investir em educação.

 

Dessa forma, conquistar seu tão sonhado diploma não deve ser o único objetivo se sua intenção é construir uma carreira de sucesso. Bons profissionais estão sempre envolvidos em novos cursos, especializações, programas de desenvolvimento e aprimoramento educacional de modo amplo.

 

Assim, se você quer impressionar e aumentar sua empregabilidade, pense em ampliar seus horizontes e enriquecer seu currículo com cursos variados, workshops, seminários e mais.

 

Aumente sua rede de contatos

 

A maioria dos profissionais encontram ofertas de emprego através da indicação de amigos, conhecidos ou profissionais que atuam na mesma área de trabalho. Assim, encontrar um emprego não se trata apenas do que você sabe, mas também de quem você conhece.

 

Se houver um setor ou função em particular em que você esteja interessado, comece a ampliar sua rede de contatos criando conexões profissionais e pessoais de acordo com o seu objetivo.

 

Para isso, você pode ingressar em grupos online dedicados a determinados setores, participar de eventos de networking ou assistir a apresentações realizadas por empresas para as quais possa ter interesse em trabalhar.

 

Desenvolva suas habilidades e soft skills 

 

Mesmo que você alcance o emprego dos sonhos, é provável que mude sua natureza ou seus objetivos com o tempo. Por isso, desenvolver as habilidades que aumentaram seu nível de empregabilidade é muito útil para torna-lo adaptável a qualquer situação.

 

Algumas das habilidades e soft skills que os empregadores procuram nos candidatos que contratam são:

 

  • Flexibilidade
  • Motivação
  • Habilidades de informática
  • Ética
  • Pensamento crítico
  • Trabalho em equipe
  • Boa comunicação
  • Organização
  • Capacidade de aprender coisas novas
  • Atualização constante
  • Eficiência
  • Multitarefa
  • Gerenciamento de tempo
  • Boa resolução de problemas
  • Iniciativa
  • Proatividade
  • Foco

 

Como vemos, a empregabilidade não é algo que pode controlado e, muito menos, ser ignorado. Pensar na sua empregabilidade desde o início da sua graduação provavelmente aumentará as chances de você ter sucesso na carreira que escolheu.

 

Por isso, mesmo que você não possa necessariamente controlar se um recrutador escolhe ou não seu currículo em uma pilha de candidatos, seguindo essas dicas você pode fazer tudo ao seu alcance para se tornar o candidato mais impressionante possível.

Blog unijorge

25/04/2023 | 13:52 pm

Sete dicas essenciais para elaborar um currículo

Chegou a hora de apresentar o seu currículo e não tem segurança do que está entregando? Confere essas dicas aqui e crie um ...

Ver artigo completo

18/05/2023 | 15:11 pm

Cinco dicas para conseguir o seu primeiro estágio

Reunimos algumas dicas importantes que podem te ajudar a conquistar seu primeiro estágio e aprender muito com ele. Confira!...

Ver artigo completo

13/08/2020 | 19:05 pm

Como posso aperfeiçoar meu currículo?

Se lançar no mercado de trabalho sem um currículo estruturado, pode atrapalhar a sua busca em conseguir um cargo qualificado....

Ver artigo completo

05/10/2021 | 18:09 pm

Entrevista de estágio por videochamada? Veja 5 dicas para se dar bem!

A entrevista de estágio ou emprego por vídeo já faz parte da realidade de muitos candidatos no Brasil. Veja aqui 5 dicas par...

Ver artigo completo
Ver todos os artigos

cursos que
podem interessar

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller