O que faz um profissional de Sistemas de Informação?
Compartilhe
Se você conhece ou já ouviu falar sobre Sistemas de Informação, sabe que o conceito tem como base todo mecanismo, software ou recurso projetado para facilitar a coleta, processamento, armazenagem e transmissão de informações, principalmente no meio digital.
Via de regra, sua função é criar soluções para a importante tarefa de administrar fluxos de dados em qualquer rede de computadores, de maneira a facilitar o acesso de clientes e usuários, atendendo suas necessidades e ainda otimizando sistemas de armazenamento e recuperação de informações.
Ideal para aqueles que se sentem atraídos pelo desenvolvimento da Tecnologia da Informação (T.I), o curso de Sistemas de Informação pode ser uma ótima escolha para quem adora descobrir o funcionamento de aplicativos e softwares tecnológicos, ama encontrar soluções para a modernizar e agilizar processos e ainda tem interesses e habilidades para projetar e desenvolver sistemas inovadores para setores como banco de dados e redes de computadores.
Quer saber mais sobre Sistemas de Informação e descobrir como um profissional da área pode atuar no mercado de trabalho? Então acompanhe nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre o tema. Confira!
Como é o curso de Sistemas de Informação EAD
A graduação em Sistemas de Informação EAD é um curso do tipo bacharelado na modalidade à distância, com duração média de 4 anos e uma grade curricular totalmente voltada para os fundamentos das novas tecnologias e a informatização dos sistemas.
Com disciplinas bastante específicas e de caráter mais prático, o curso foca no desenvolvimento de profissionais aptos para criar soluções tecnológicas para determinar o fluxo de informações de empresas, indústrias e comércio, além de prepara-los para atuar com o desenvolvimento de softwares e programas computacionais, administração de redes de coleta e gerenciamento de dados e diferentes sistemas informatizados.
Dentre as disciplinas principais do curso, temos:
- Contabilidade Geral;
- Estatística;
- Introdução à Lógica de Programação;
- Matemática Básica;
- Sistemas de Informação;
- Álgebra;
- Organização e Arquitetura de Computadores;
- Sistemas Operacionais;
- Sociedade, Ciência, Tecnologia e Sociedade;
- Técnica e Linguagem de Programação;
- Análise e Projeto de Sistemas de Informação;
- Banco de Dados;
- Engenharia de Software;
- Metodologia Científica;
- Cálculo Diferencial e Integral;
- Economia;
- Estrutura de Dados;
- Programação Orientada a Objetos;
- Gerência de Projetos;
- Interface Homem-Máquina;
- Planejamento, Orçamento e Controle.
Além de toda a parte teórica, boa parte da carga horária do curso é destinada a atividades práticas, onde o aluno pode colocar seu aprendizado e seus conhecimentos em prática através do desenvolvimento de soluções para a área e de programas computacionais.
Leia também: Engenharia da Computação é tendência entre profissões
Como visto, boa parte das disciplinas do curso são focadas nas áreas de Ciências da Computação, Matemática e Administração, por isso, a graduação exige bastante dedicação e aptidão para lidar com Exatas, além de muita curiosidade e sede de conhecimento.
Como e onde o profissional de Sistemas de Informação pode atuar
O fato de ser indispensável para todas as empresas e setores que lidam com rede de computadores, assim como sistemas de armazenamento e recuperação de dados, torna o profissional de Sistemas de Informação uma peça chave para qualquer negócio, ampliando suas oportunidades dentro do mercado de trabalho.
De modo geral, o setor de Tecnologia da Informação (TI) permanece bastante aquecido em todo o mundo, tornando as profissões que fazem parte dele uma verdadeira tendência para os próximos anos e sinalizando a constante expansão da área. Com isso, aqueles que desenvolvem e gerenciam sistemas informatizados têm a oportunidade de atuar em diferentes segmentos, tais como:
- Desenvolvimento de softwares;
- Administração de redes;
- Análise de programas e recursos computacionais;
- Arquitetura e administração de sistemas;
- Análise de sistemas;
- Gerenciamento de banco de dados;
- Manutenção de redes;
- Gestão de projetos;
- Consultoria;
- Desenvolvimento de sistemas de automação;
- Gestão estratégica, e muito mais.
Aproveite os benefícios e venha para o EAD da Unijorge
A graduação em Sistemas de Informação EAD da Unijorge oferece ao aluno a oportunidade de antecipar tendências do mercado e se tornar um profissional de referencia no setor de Tecnologia da Informação.
Com uma grade curricular voltada para o seu protagonismo, o curso prepara o aluno para dominar as estruturas e recursos para a construção de sistemas de armazenamento de grandes volumes de informações, desenvolver mecanismos para a recuperação de dados em tempo aceitável, criar recursos para uma comunicação segura, rápida e confiável, e desenvolver formas de automatizar, controlar e monitorar sistemas complexos.
Prepare-se para o futuro da tecnologia e venha para a Unijorge. Garanta já a melhor opção para alavancar sua experiencia acadêmica e dê os primeiros passos rumo a uma carreira de sucesso!