14/03/2023 | 12:14 pm

O que faz um profissional de Sistemas de Informação?

Se você conhece ou já ouviu falar sobre Sistemas de Informação, sabe que o conceito tem como base todo mecanismo, software ou recurso projetado para facilitar a coleta, processamento, armazenagem e transmissão de informações, principalmente no meio digital.

Via de regra, sua função é criar soluções para a importante tarefa de administrar fluxos de dados em qualquer rede de computadores, de maneira a facilitar o acesso de clientes e usuários, atendendo suas necessidades e ainda otimizando sistemas de armazenamento e recuperação de informações.

Ideal para aqueles que se sentem atraídos pelo desenvolvimento da Tecnologia da Informação (T.I), o curso de Sistemas de Informação pode ser uma ótima escolha para quem adora descobrir o funcionamento de aplicativos e softwares tecnológicos, ama encontrar soluções para a modernizar e agilizar processos e ainda tem interesses e habilidades para projetar e desenvolver sistemas inovadores para setores como banco de dados e redes de computadores.

Quer saber mais sobre Sistemas de Informação e descobrir como um profissional da área pode atuar no mercado de trabalho? Então acompanhe nosso artigo e fique por dentro de tudo sobre o tema. Confira!

Como é o curso de Sistemas de Informação EAD

A graduação em Sistemas de Informação EAD é um curso do tipo bacharelado na modalidade à distância, com duração média de 4 anos e uma grade curricular totalmente voltada para os fundamentos das novas tecnologias e a informatização dos sistemas.

Com disciplinas bastante específicas e de caráter mais prático, o curso foca no desenvolvimento de profissionais aptos para criar soluções tecnológicas para determinar o fluxo de informações de empresas, indústrias e comércio, além de prepara-los para atuar com o desenvolvimento de softwares e programas computacionais, administração de redes de coleta e gerenciamento de dados e diferentes sistemas informatizados.

Dentre as disciplinas principais do curso, temos:

• Contabilidade Geral;
  • Estatística;
  • Introdução à Lógica de Programação;
  • Matemática Básica;
  • Sistemas de Informação;
  • Álgebra;
  • Organização e Arquitetura de Computadores;
  • Sistemas Operacionais;
  • Sociedade, Ciência, Tecnologia e Sociedade;
  • Técnica e Linguagem de Programação;
  • Análise e Projeto de Sistemas de Informação;
  • Banco de Dados;
  • Engenharia de Software;
  • Metodologia Científica;
  • Cálculo Diferencial e Integral;
  • Economia;
  • Estrutura de Dados;
  • Programação Orientada a Objetos;
  • Gerência de Projetos;
  • Interface Homem-Máquina;
  • Planejamento, Orçamento e Controle.

Além de toda a parte teórica, boa parte da carga horária do curso é destinada a atividades práticas, onde o aluno pode colocar seu aprendizado e seus conhecimentos em prática através do desenvolvimento de soluções para a área e de programas computacionais.