21/02/2024 | 7:52 am

Por dentro do curso de Odontologia: faculdade, duração e mercado

Anda pesquisando ultimamente sobre a faculdade de Odontologia? Se sim, então fique tranquilo! Reunimos todas as informações necessárias para você ficar por dentro do curso de Odontologia utilizando o curso da Unijorge, nota máxima no MEC, como referência. 

 

O curso de Odontologia na Unijorge possui uma duração de 5 anos, totalizando 4000 horas curriculares. Durante esse período, os estudantes têm em sua grade curricular 2 disciplinas eletivas, permitindo que seus interesses particulares sejam levados em conta em sua formação. Destaca-se também a ênfase em projetos de extensão, com disciplinas em 6 semestres dedicados a essa prática. 

 

Essa abordagem reforça o compromisso da instituição em integrar teoria e prática, proporcionando aos alunos experiências aplicadas na comunidade. Esses elementos combinados visam preparar os estudantes para desafios reais na prática odontológica, oferecendo uma formação abrangente e alinhada com as demandas contemporâneas da profissão. 

 

Continue lendo o artigo, saiba mais detalhes sobre a grade curricular de Odontologia e conheça as possibilidades de atuação profissional após a conclusão do curso. Boa leitura! 

 

Como é a estrutura curricular do curso de Odontologia?  

 

Um bom curso de Odontologia possui a mescla ideal entre importantes conteúdos teóricos e prática, dando ao aluno experiência e confiança. Além disso, é fundamental que o curso aborde os tópicos e assuntos necessários para que o estudante esteja apto para a boa prática profissional após a formatura. 

 

O curso de Odontologia da Unijorge engloba esses e outros aspectos de formação acadêmica com eficiência, garantindo uma formação de sucesso para seus estudantes. Confira a seguir algumas áreas características do curso: 

 

 Anatomia  

 

Como sabemos, a anatomia é o estudo da estrutura e forma do corpo humano. Na Odontologia, é essencial compreendermos a anatomia da cabeça e pescoço – relacionada à prática odontológica. Os estudantes de Odontologia da Unijorge têm contato com esse campo nas matérias Anatomia dos Sistemas Humanos, Anatomia de Cabeça e Pescoço e Histologia Oral e, também, Anatomia e Escultura Dental. 

 

 Periodontia  

 

A periodontia tem foco na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nas gengivas e estruturas de suporte dos dentes. Na Unijorge, os estudantes aprendem sobre esse campo nas disciplinas de Periodontia, Diagnóstico e Manejo Clínico Periodontal e Peri-Implantar e Clínica Integrada em Periodontia e Dentística. 

 

Endodontia  

 

Já a endodontia concentra-se no tratamento da polpa dental e dos tecidos circundantes, estudando as técnicas para a realização de procedimentos como o tratamento de canal, por exemplo. As disciplinas sobre o assunto são Endodontia e Endodontia Avançada. 

 

 Implantodontia  

 

Como o nome sugere, a implantodontia explora a instalação de implantes dentários para substituir dentes perdidos ou removidos. Os estudantes aprendem sobre as teorias e técnicas que envolvem a implantodontia nas disciplinas Diagnóstico e Manejo Clínico Periodontal e Peri-Implantar e Implantodontia e Prótese sobre Implante. 

 

Saúde coletiva  

 

A saúde coletiva é um tópico muito importante para todos os graduandos que almejam atuar na área da saúde. No campo da Odontologia, a saúde coletiva aborda a saúde bucal em nível populacional, considerando políticas de saúde, prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis. 

 

Todo o curso de Odontologia da Unijorge é pautado nos princípios, conceitos e práticas da boa saúde coletiva. Além disso, os estudantes têm acesso a esse conhecimento já no primeiro semestre, na disciplina Odontologia em Saúde Coletiva e Prática In Office. 

 

 Clínica da Criança e do Adolescente  

 

Uma das mais importantes especializações, a clínica da criança e do adolescente é voltada para a abordagem odontológica específica para pacientes pediátricos, com foco no desenvolvimento oral e prevenção de problemas futuros. A disciplina Clínica da Criança e do Adolescente dá conta dessa especialidade. 

 

O mercado de trabalho para profissionais de Odontologia

  

Cirurgiões-dentistas, técnicos e auxiliares em Odontologia têm à sua disposição diversas possibilidades de atuação profissional, que variam de acordo com remuneração, tipo de serviço, local de atuação e mais. A seguir, vamos falar sobre algumas características do mercado de trabalho para profissionais de Odontologia: 

 

Atuação como clínico geral ou especializado  

 

Um cirurgião-dentista pode optar por ser um clínico geral ou, então, especializar-se em alguma área específica da Odontologia. Ao seguir na clínica geral, o dentista deve lidar com uma ampla gama de casos odontológicos, atendendo pacientes com diferentes necessidades. É uma abordagem versátil, exigindo habilidades variadas. 

 

Por outro lado, a especialização oferece a oportunidade de aprofundar conhecimentos em uma área específica, como ortodontia, implantodontia, cirurgia oral, entre outras. Essa expertise pode resultar em demanda mais específica e, em alguns casos, remuneração mais elevada, mas também requer um investimento adicional em educação continuada. 

 

 Atuação em consultório particular ou emprego convencional  

 

Um cirurgião-dentista possui diversas possibilidades de carreira, podendo optar por ter o próprio consultório ou ser funcionário de instituições como clínicas, hospitais ou serviços públicos de saúde. Ao empreender, o profissional acaba assumindo papéis de gestão e administração, enfrentando desafios como a atração de clientes e a gestão financeira, tendo autonomia em compensação. Por outro lado, ao ser funcionário, o profissional pode concentrar-se mais na prática clínica, mas talvez tenha um potencial de faturamento menor do que o colega de profissão que é dono de consultório. 

 

 Atuação no sistema público ou particular  

 

Atuar no sistema público de saúde como cirurgião-dentista proporciona a oportunidade de atender uma variedade de pacientes, muitas vezes com foco em comunidades carentes, contribuindo para a promoção da saúde bucal em larga escala.  

 

A opção pelo setor privado, entretanto, oferece autonomia na gestão da prática odontológica, visto que o profissional pode construir uma clientela própria e estabelecer sua marca. Isso pode resultar em maior flexibilidade e potencial financeiro, mas também implica desafios em termos de administração, atração de pacientes e alocação. 

 

A decisão entre as várias possibilidades de atuação depende das preferências pessoais, objetivos de carreira e, claro, das diferentes oportunidades que se apresentam para cada profissional de Odontologia. 

 

Conclusão 

 

Após esse artigo, você já sabe as informações essenciais sobre a graduação em Odontologia e suas principais disciplinas. Dessa forma, pode ter certeza de que está pronto para ingressar na universidade, ainda mais considerando os conhecimentos partilhados sobre as possibilidades de carreira profissional. 

 

Se ainda ficou alguma dúvida sobre a Odontologia, você pode consultar nosso site e ter acesso a todas as informações. Comece a sua trajetória para ser um cirurgião-dentista aqui na Unijorge! Estamos esperando por você.  

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller