20/06/2020 | 18:54 pm

Psicologia | A importância da profissão em tempos de pandemia

A Psicologia e a atuação de seus profissionais durante a pandemia da Covid-19 têm demonstrado como a alteração dos aspectos do nosso dia a dia, desde o contato com as pessoas até as rotinas de trabalho e estudo, tem impacto psicológico e emocional na vida das pessoas.

Dentro desse novo cenário, o desafio de lidar com as implicações emocionais da pandemia trouxe ao psicólogo a necessidade de se adequar a distância, utilizando as ferramentas da tecnologia para ajudar a população a enfrentar esse período.

O impacto da pandemia na saúde mental

Durante o isolamento social, muitas pessoas vivenciaram situações de estresse e desconforto emocional, aumentando os casos de transtorno de ansiedade, alimentares e de sono; quadros depressivos, entre outros.

Com isso, houve um aumento da procura por atendimento psicológico, evidenciando que a sociedade passou a reconhecer a importância do trabalho desses profissionais em prol da saúde mental da população. Dessa forma, preconceitos sobre a atuação do psicólogo foram abandonados e um tema muito importante veio à luz: o cuidado da saúde mental é essencial na atualidade.

Pensando nisso, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) orientou a atuação dos psicólogos diante da pandemia da Covid-19, autorizando a expansão do auxílio aos pacientes através do uso da tecnologia, aumentando, assim, as  possibilidades de oferta do tratamento on-line.

O papel do psicólogo na pandemia

De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, entre 1/3 até metade da população que vivencia uma pandemia dessas proporções tem possibilidade de apresentar sofrimento psíquico intenso, caso não exista uma intervenção feita por profissionais, que acolham as pessoas com esse tipo de sofrimento. É nesse contexto que os(as) psicólogos(as) assumem papel de destaque junto a profissionais de saúde e da população em geral. Entre as atividades oferecidas pelos profissionais psicólogos(as) durante a pandemia podemos destacar:

  • Orientação sobre os aspectos psicológicos do isolamento;
  • Identificação e tratamento de implicações emocionais causadas (ou agravadas) pela pandemia;
  • Disseminação de informações que evitem o pânico segundo os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo;
  • Instrução sobre condutas inapropriadas que podem aumentar a chance de exposição das pessoas a riscos desnecessários;
  • Práticas corretas de higiene e sua importância para minimizar a contaminação.

  • Apoio às equipes de saúde que atuam na linha de frente do combate ao vírus.

Através do uso de tecnologias, a atuação dos profissionais de Psicologia em terapias on-line traz um acolhimento positivo durante o isolamento e ajuda as pessoas a enfrentarem seus conflitos e melhorarem seu bem-estar geral.

Aqui na Unijorge, por exemplo, foi criado um sistema de Plantão Psicológico que reuniu psicólogos, egressos do curso e psicólogos extensionistas para prestarem auxílio à população através de escuta telefônica e acolher todos aqueles que precisam de orientações neste momento de dificuldade.

Quer saber mais sobre essa ação? Clique aqui

O futuro pós-coronavírus

O suporte virtual a pessoas, empresas e instituições que hoje sofrem os efeitos da pandemia pode ser enxergado como uma tendência de expansão da área de exercício da profissão, uma grande aposta para alterar os padrões atuais da Psicologia que, aliada à tecnologia, oferece um horizonte onde os tratamentos e atendimentos estarão disponíveis para grande parte da população.

Saiba mais sobre as tendências da profissão de psicólogo, clicando aqui.

Esse cenário também traz desafios para os profissionais da área que precisarão se adequar para atuar com qualidade em um novo contexto e fora das clínicas e consultórios. Dessa forma, tanto os já atuantes quanto os aspirantes à profissão precisam se preparar, buscando outras oportunidades de unir a tecnologia à profissão.

Se você quer saber mais sobre a atuação do profissional de Psicologia e entender sobre as tendências da profissão, confira no link o e-book que preparamos para você: “Psicologia – A importância da profissão no futuro do trabalho”.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller