18/12/2020 | 11:28 am

Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da minha?

Os profissionais que desejam complementar sua formação e valorizar seu currículo já sabem: investir em uma pós-graduação é sempre uma excelente opção para evoluir na carreira. Porém, uma das maiores dúvidas daqueles que pretendem ampliar seus horizontes através de uma especialização é se é possível fazer uma pós em uma área diferente da graduação.

A resposta para essa pergunta é: Sim! De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o profissional que possui um diploma de ensino superior em uma instituição reconhecida pode investir em uma pós-graduação, mesmo que não seja relacionada ao curso anterior. Mesmo assim, é importante lembrar que para atuar em alguns setores, é necessário ter um diploma específico de graduação, como no caso das áreas do Direito e Medicina, por exemplo.

Assim, se você já é formado em curso de graduação, pode investir em uma especialização em qualquer área do conhecimento, desde que seja aceito pela instituição de ensino. Dessa maneira, na hora de escolher a sua pós-graduação, é ideal que você analise bem sobre tudo o que ela poderá fazer por sua carreira, além de conhecer a fundo os benefícios que a especialização já traz para o seu currículo.

Vantagens de fazer uma especialização em uma área diferente

Se você possui um diploma de graduação, sabe o quanto a especialização é valorizada no mercado de trabalho. Além da diversificação de contatos e da evolução na sua carreira, a pós-graduação oferece muitos benefícios para o profissional, abrindo portas para melhores oportunidades e salários, tornando-o mais competitivo perante o mercado, valorizando o currículo e trazendo a chance de adquirir novos conhecimentos.

Já com uma pós-graduação em uma área diferente da formação, o profissional conquista outras vantagens que podem impulsionar a sua carreira e aumentar a sua empregabilidade. Conheça mais sobre algumas dessas vantagens.

Mudar de carreira

Se você cursou uma graduação e quer atuar em outro ramo específico do conhecimento, investir em uma pós na área pretendida é a melhor opção para mudar os rumos da sua carreira. Por exemplo, aqueles que possuem um diploma de Comunicação, mas desejam migrar para a área da Educação, podem aproveitar a oportunidade e escolher uma pós já nessa área.

Com um plano de carreira bem definido e uma pós-graduação de qualidade, o profissional traz um diferencial para o seu currículo e aumenta suas chances de atuar em uma nova área.

Aprender algo totalmente novo

A possibilidade de aprender algo totalmente novo traz novos objetivos para a sua carreira, complementa os conhecimentos adquiridos durante a graduação e oferece uma visão renovada sobre sua atuação no mercado de trabalho.

Ao investir em algo diferente de tudo o que você já estudou, o aprendizado é ampliado e tem o potencial de trazer novos horizontes para a sua vida profissional.

Tornar-se um profissional com múltiplas capacidades

Além de conquistar novas oportunidades para mudar de carreira, fazer uma pós em outra área do conhecimento também traz a chance de conhecer novos caminhos e se aprofundar em um setor que o interesse.

Com isso, a pós o ajuda a crescer na sua área de atuação, fazendo com que o mercado o enxergue como um profissional com múltiplas capacidades e conhecimentos, tornando-o uma referência em variados assuntos de grande interesse para as pessoas e para as empresas.

Exemplos de pós-graduação para turbinar sua carreira

Para os profissionais que querem se reciclar e complementar a sua formação, há muitas opções de pós-graduação que trazem enormes vantagens para a sua carreira.

A Unijorge oferece os melhores cursos de especialização lato sensu e stricto sensu para você realizar o seu sonho, ampliando suas chances de alcançar seus objetivos profissionais e turbinar sua carreira. Conheça alguns deles:

Pós-graduação em Psicomotricidade

Pós-graduação em Investigação Criminal e Ciências Forenses

Pós-graduação em Gestão Comercial com Ênfase em Negociação

Pós-graduação em Marketing Digital e Mídias Sociais

Pós-graduação em Segurança Pública, Atividade Policial e Cidadania

Quer conquistar muitos benefícios para a sua carreira? Então, conheça esses e outros cursos de pós-graduação presencial e EAD da Unijorge e se prepare para protagonizar um novo futuro profissional.