18/08/2020 | 15:31 pm

Como a pós-graduação pode turbinar sua carreira?

Você se esforçou, estudou muito, dedicou-se integralmente e, por fim, está formado na graduação dos sonhos. E agora? Para aqueles que desejam turbinar a carreira, a pós-graduação pode ser o próximo passo para alçar novos voos.

Como um dos aspectos fundamentais para quem deseja evoluir no mercado de trabalho, a pós-graduação chega como um diferencial surpreendente. As diferentes especializações são muito bem-vistas atualmente pelo mercado, já que mostra o quanto o profissional está qualificado e preparado para novos desafios.

Quer saber como a pós-graduação ajuda você a protagonizar ainda mais sucesso na carreira? Então, confira este post e fique atento.

Afinal, o que é pós-graduação?

De tanto se falar nela, normalmente temos a impressão de que sabemos exatamente o que é uma pós-graduação, não é mesmo? Mas você realmente sabe?

A pós-graduação é, como o próprio nome indica, um curso de especialização que exige, antes de tudo, um diploma de nível superior. Dentro dessa modalidade, há dois tipos de programas diferentes: o lato sensu e o stricto sensu.

Na modalidade lato sensu, os principais cursos são as especializações e os MBAs (Master of Business Administration). Já os cursos de stricto sensu são restritos ao campo do mestrado e do doutorado.

Como a pós-graduação pode fazer a diferença na sua carreira

Atualmente, o mercado de trabalho exige profissionais cada vez mais qualificados, especializados e tecnicamente preparados para lidar com os desafios de cada área do conhecimento. Dessa forma, os graduados recebem grandes oportunidades de inserção no mercado e até de crescimento na carreira, mas manter somente o diploma universitário não é mais o suficiente.

Se você deseja novas oportunidades e chances maiores de desenvolvimento na carreira, isso sem falar em melhores salários, você precisa se destacar como profissional especializado – e é exatamente disso que a pós trata.

Focada em áreas específicas de setor profissional, a pós-graduação é a chance de aprofundar os conhecimentos adquiridos na graduação e se focar na área de atuação que você deseja, afinal, com mais conhecimento e domínio, fica muito mais fácil conquistar promoções e melhores salários.

Como decidir sua pós-graduação?

Antes de sair por aí procurando especializações na sua área, é importante identificar quais as suas metas profissionais e como você deseja ser reconhecido no mercado de trabalho. Ser uma referência em um setor específico exige dedicação; então, é preciso ter certeza que o curso de pós-graduação escolhido realmente sintetiza o que você deseja exercer na sua carreira.

De toda forma, seja nos cursos voltados para o mercado de trabalho ou naqueles em que a ênfase é a pesquisa e os estudos acadêmicos, fazer uma pós é algo que pode mudar totalmente os rumos da sua carreira. Por isso, antes de se lançar em mais um desafio, é importante responder a essas perguntas:

• Você já identificou ou sabe identificar as suas metas profissionais?
  • Em que nicho da profissão você deseja atuar?
  • Você deseja se especializar em um tema específico ou ampliar o seu campo de estudo?

Depois de responder a essas questões, você conseguirá identificar quais cursos podem ajudá-lo a turbinar sua carreira, sem correr o risco de descobrir, no meio do caminho, que não era exatamente isso o que você queria.

Se depois disso você ainda tiver dúvidas sobre os cursos que mais chamam a sua atenção, confira nossos e-books sobre pós-graduação e informe-se sobre os detalhes de cada especialização.

Clique aqui e saiba mais.