Por Carine Lima | 16/09/2022

Estudantes da Unijorge concorrem ao prêmio Abapa de jornalismo

Fonte: Própria

Texto: Riane Bernardes – estudante do curso de Jornalismo da UJ

 

 

Durante os dias 24 a 26 de agosto, estudantes do curso de jornalismo de Salvador foram convidados pela Associação baiana dos produtores de algodão (Abapa) a ir até o município de Luís Eduardo Magalhães para imergir na cultura do algodão e coletar dados para produção de uma reportagem. O projeto promove e incentiva a produção de matérias sobre o agronegócio baiano, em especial, o algodão. Foram dois dias repletos de aprendizagem, entre palestras e visitas técnicas, oportunidade de os universitários conheceram toda a cadeia produtiva da cotonicultura.

 

 

Ana Beatriz é uma das participantes da premiação. Segundo ela, essa foi uma grande oportunidade de aprender mais. “Fazer parte de tudo isso, sem dúvidas, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida acadêmica. O conhecimento que adquiri, poder estar de pertinho mesmo que por dois dias, somado ao cuidado que a equipe da ABAPA teve com todos os estudantes, foi surreal”. Ana é do quarto semestre e está inscrita na categoria vídeo, com a sua equipe.

 

 

Crédito/Fotos: Reprodução- ABAPA

 

A Abapa cuida de tudo que envolve a cotonicultura baiana e, de fato, é um sistema de produção que gera valor agregado. Segundo Fabiano Perina, pesquisador da Embrapa Algodão, o produtor de algodão visa produzir com rentabilidade e sustentabilidade. Quem conhecer o município de Luís Eduardo entenderá todo o encantamento que os estudantes puderam sentir ao ver o crescimento da cidade com a cotonicultura.

 

 

 

 

 

 

E quanto as matérias? Essas já estão sendo produzidas. O prazo de entrega é até o dia 16 de setembro e, enquanto isso, juntamente com seus orientadores, os futuros jornalistas estão descobrindo de que modo contarão mais do que aprenderam na viagem. Se você ficou curioso para saber o que os alunos irão reportar, acesse o site do Ujornalzinho após a data de entrega dos materiais jornalísticos e confira as produções.

 

 

Confira mais notícias produzidas pelos nossos estudantes:

 

Matéria Riane Bernardes. Clique aqui.

 

Reportagem em vídeo de Ana, Lorena e Lucas. Clique aqui.

 

Reportagens de Ítalo e Dara. Clique aqui. 

Voltar para notícias