15/06/2021 | 15:58 pm

Cinco áreas de atuação do profissional de nutrição

Reconhecidos no mercado de trabalho, os nutricionistas são profissionais fundamentais nas políticas de promoção à saúde e segurança alimentar da população.  Tem conquistado um espaço cada vez mais abrangente em diversos setores da sociedade.

 

Especialistas em atuar na melhoria da saúde e qualidade de vida da população, por meio de uma alimentação mais adequada de acordo com as especificidades de cada pessoa, ainda promove práticas sustentáveis no processo produtivo, evitando agressões ao meio ambiente.

 

Os nutricionistas podem desempenhar grandes frentes de trabalho, seja na alimentação coletiva em Unidades Produtoras de Alimentos; Assistência Clínica hospitalar e ambulatorial; em Consultórios situados em Institutos interdisciplinares de saúde como: clínicas, spas, academias, centros esportivos; nas Unidades básicas de Saúde, nas Escolas, na Indústria alimentícia; pesquisa e tecnologia de inovação e marketing em alimentos; dentre outros.

 

Se você está pensando em cursar uma graduação em Nutrição e ainda está em dúvida sobre as áreas de atuação do nutricionista no mercado de trabalho, acompanhe a leitura e confira cinco setores onde os nutricionistas podem obter muito sucesso em suas carreiras. Confira:

 

 1. Nutrição Clínica

 

O nutricionista que atua na nutrição clínica trabalha na assistência e nutricional e dietoterápica de pessoas que estão em busca de saúde e qualidade de vida, pacientes com enfermidades ou necessidades especiais. Esta assistência pode ocorrer em hospitais, clínicas, consultórios, spas, unidades de saúde da família ou home care. O profissional que atua nesta área realiza orientação e educação nutricional, cálculo de dietas, avaliação nutricional em gestantes, crianças, adultos e idosos. Ele pode escolher se especializar em linhas de tratamentos ou a um grupo etário específico como por exemplo pediatria.

 

Os nutricionistas que atuam em nutrição clínica podem:

 

  • Elaborar o diagnóstico e conduta nutricional com base no estilo de vida, histórico clínico, cultural e social, dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos;
  • Propor estratégias de educação nutricional para pessoas ou grupos familiares ou profissionais;
  • Atuar em bancos de leite humano e lactários;
  • Atuar em Terapia Nutricional Enteral em Hospitais e Home care.

 

Neste sentido, os nutricionistas podem atuar em hospitais, clínicas, asilos, spas, clínicas de estética, consultórios e em consulta domiciliar.

 

2. Nutrição Esportiva

 

O nutricionista que atua na área esportiva trabalha com as bases científicas e bioquímicas dos alimentos para promover uma nutrição adequada às atividades e rendimento de atletas profissionais e amadores.

 

Na área da Nutrição esportiva, o nutricionista assiste praticantes de atividade física, atletas de diversas modalidades com diferentes metas de resultados e rendimento.

 

Prescreve suplementos alimentares de acordo com as necessidades de cada pessoa e a sua individualidade fisiológica e metabólica.

 

Este é um setor que vem crescendo muito, trazendo muitas oportunidades para que o profissional atue empreendendo em seu próprio consultório, em grupos interdisciplinares de clínicas multiprofissionais, academias ou centros esportivos.

 

3. Restaurantes comerciais e alimentação institucional e Indústria de alimentos

 

O nutricionista é o responsável técnico perante aos órgãos de fiscalização pela produção de alimentos em restaurantes comerciais ou institucionais. Ele é responsável pela implantação e garantia de execução das boas práticas de produção de alimentos.

 

Um grande trabalho exercido desde a adequação da planta e fluxo de cozinhas e restaurantes comerciais e industriais.  A escolha de todos os utensílios e equipamentos, seleção e treinamento de funcionários, fornecedores e matéria prima com atenção voltada às políticas de segurança alimentar, normas sanitárias e auto sustentabilidade e meio ambiente.

 

A concepção dos cardápios, cálculos dos custos e valores de venda dos alimentos em restaurantes comerciais, institucionais e industriais também fazem parte do portfólio de ações do nutricionista.

 

Outra área que precisa da atuação dos nutricionistas é a indústria alimentícia. Neste setor, os profissionais atuam principalmente no desenvolvimento de produtos alimentícios, realizando pesquisas, coordenando equipes, promovendo testes, avaliando e controlando a produção de qualidade.

 

Além disso, o profissional cria versões mais saudáveis e autossustentáveis dos produtos da indústria e trabalha na criação dos rótulos com as informações nutricionais dos alimentos adequados às embalagens e às normas técnicas da legislação.

 

Os nutricionistas que trabalham no setor de alimentos atuam principalmente em restaurantes, panificadoras e fábricas de alimentos. Atuam como funcionários vinculados ou prestadores de serviços como consultores ou assessores técnicos.

 

4. Instituições de ensino

 

Em instituições de ensino, seja no setor público ou privado, a atuação do nutricionista é fundamental para garantir segurança alimentar e uma oferta de opções de alimentação mais saudável para as crianças e adolescentes em idade escolar.

 

Nele, os profissionais trabalham para garantir o planejamento de cardápios funcionais e nutritivos para os alunos, aprovando as instalações onde serão feitas as refeições, gerenciando as equipes e promovendo a própria distribuição dos alimentos entre os alunos.

 

Entre suas principais funções, coordenar funcionários, supervisionar a distribuição da merenda escolar, promover hábitos saudáveis desde a fase infantil e planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição nas escolas são as mais comuns.

 

5. Docência

 

Outra atuação muito valorizada pelo mercado de nutrição é a docência em instituições de ensino superior. Neste setor, os profissionais de nutrição atuam dentro das salas de aula para formar novos profissionais, utilizando seus conhecimentos e sua experiência para oferecer educação de qualidade para os futuros nutricionistas.

 

Quem opta pela docência pode lecionar em cursos técnicos, de graduação e em especializações em cursos de gastronomia e nutrição. Com isso, seu papel é coordenar e supervisionar aulas, planejar, coordenar, supervisionar e avaliar estudos dietéticos, ensinar matérias profissionais do setor e orientar os alunos em projetos de pesquisa e conclusão de curso.

 

Além disso, os nutricionistas também podem desenvolver pesquisas dentro das próprias universidades, elaborando projetos junto à população e desenvolvendo ações que visam educar os indivíduos para garantir hábitos alimentares mais saudáveis e promover mais saúde através de ações sociais para a transformação da comunidade.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a profissão e o mercado de trabalho dos nutricionistas, conheça a graduação em Nutrição da Unijorge e dê os primeiros passos rumo à realização da faculdade dos seus sonhos.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller