20/07/2020 | 18:47 pm

Conheça 3 áreas de atuação para o Designer de Animação

Dos lançamentos no cinema aos jogos digitais. As áreas de atuação de um designer de animação são vastas, e o melhor, fazem parte de um dos setores profissionais que mais crescem no mundo: a indústria criativa.

Responsáveis por dar vida ao universo das artes através da animação, esses designers criam e implementam projetos audiovisuais e roteiros de animações incríveis para vários setores, atuando em áreas como cinema, séries, televisão, internet, games e até publicidade.

Ficou curioso? Então confira neste post 3 áreas de atuação onde o designer de animação faz muito sucesso.

1. O designer de animação na indústria do cinema

Quando o assunto são as animações para a telona, você com certeza já viu, no mínimo, uma ou duas delas. Registrando um crescimento espantoso nos últimos anos, o mercado de animações brasileiro tem dominado a indústria do cinema mundial, pegando carona no desenvolvimento do setor que, só em 2020, deve render mais de US$ 270 bilhões.

Nessa área, o designer é o responsável por criar cada aspecto dos personagens que dão vida aos curtas e longas-metragens de animação. Seu papel é desenhar e desenvolver a forma, os movimentos e as expressões de cada personagem, respeitando suas estruturas físicas e de gestual.

Todo o processo de criação do filme, desde o roteiro até a finalização, pode contar com a presença de um profissional de animação, afinal, é ele quem detém o conhecimento e a habilidade de incorporar os personagens ao cenário onde a trama acontece.

2. O designer de animação na indústria dos games

A indústria dos jogos digitais já é um dos setores mais rentáveis do mundo. De acordo com um estudo do BNDES divulgado em 2019 , as animações embutidas em games geraram, em 2016, uma arrecadação de R$ 1,68 bilhão ao Brasil. E é neste mercado que o designer de animação também desempenha um papel fundamental.

É ele o responsável por desenvolver todos os aspectos visuais e de jogabilidade dentro dos games, dando ao controlador a sensação de estar inserido no jogo. As paisagens, as cenas, os personagens e suas interações com o ambiente são determinados, planejados e criados por eles, tudo para deixar cada etapa mais emocionante, surpreendente e realista.

Para tirar essas histórias do papel, o designer precisa dominar várias ferramentas de animação em 2D e 3D, saber criar e inovar em projetos elaborados e desenvolver conceitos de ilustração e roteiro bastante originais.

3. O designer de animação no setor de educação

Na área de educação, o designer dá suporte a todo o setor de ensino à distância, criando recursos de animação para plataformas de cursos, desenvolvendo vídeos de aulas complementares, vinhetas e outras ferramentas para potencializar o aprendizado e a interação dos alunos com as diferentes plataformas.

Com criatividade e dinamismo, é no setor de educação que o designer coloca a mão na massa para promover uma ambientação de qualidade e conseguir transmitir a informação através de recursos visuais otimizados. Todo esse processo é fundamental para a criação de conceitos de aulas online realmente funcionais, por isso o designer investe muito tempo e talento no desenvolvimento das representações dos objetos, nos personagens principais e secundários, na história por trás de todo o conteúdo e em toda a cenografia.

Design de animação é na UJ

A Unijorge te prepara para protagonizar uma carreira de sucesso na área de Design de Animação.

Com uma vivência acadêmica carregada de experiências dinâmicas, o aluno recebe uma formação inovadora, com um olhar direto para as práticas da indústria criativa, que o prepara para criar, planejar, captar recursos e desenvolver produtos de animação para as diversas plataformas disponíveis no mercado audiovisual.

Quer saber mais sobre esse universo? Então confira o e-book que a Unijorge preparou com os detalhes sobre a área, o curso e o mercado de trabalho do Design de Animação.

Clique aqui e saiba mais