08/06/2020 | 18:48 pm

Jogos Digitais | O que faz um profissional de jogos digitais?

Os jogos digitais dominaram o mundo. Se você é um apaixonado pelo universo dos games, sabe que essa é uma realidade presente na vida de muitas pessoas, já que se estima que mais de 60 milhões de brasileiros joguem algum tipo de videogame.

A verdade é que por trás dessa enorme disseminação de jogos de computador, games para celular ou tablet e lançamentos para console existe um mercado que, nos últimos anos, se tornou um dos setores que mais cresce no planeta. Com ele, e através dessa popularidade, surgem grandes oportunidades para uma das carreiras que são tendência no mercado atual, os famosos designers e profissionais de Jogos Digitais.

Responsáveis por movimentar a área do entretenimento e, consequentemente, rendendo bilhões de dólares todos os anos, o setor de Jogos Digitais é o campo de trabalho ideal para os criativos, inovadores e, principalmente, para aqueles que desejam fazer parte de um mundo de grandes oportunidades em uma área que continua a crescer e evoluir mundialmente. Mas, afinal, o que faz um profissional de Jogos Digitais?

Jogos Digitais | Entendendo a profissão

Do roteiro à montagem final e o lançamento dos games, o profissional de Jogos Digitais está em todas as áreas. Ele atua ativamente nos vários setores que envolvem a criação de um novo jogo, desde a construção gráfica e edição de imagens até a modelagem dos cenários e animação dos personagens.

É o profissional de Jogos Digitais que utiliza os seus talentos e conhecimentos, principalmente nas áreas de desenho e linguagens de programação, para estipular as regras e a jogabilidade do recurso, idealizar e dar vida aos personagens, utilizando softwares para criar suas representações gráficas e construir os cenários onde a trama se desenrola. Também são eles que planejam, desenvolvem e realizam as animações digitais que podemos ver em diferentes plataformas atualmente, como no cinema e na televisão.

Onde pode atuar um profissional de Jogos Digitais?

Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas nos grandes estúdios de animação e games que os profissionais de Jogos Digitais podem atuar. Com muitas oportunidades no mercado de trabalho, esses designers são fundamentais para empresas de comunicação, produtoras de website e muito mais.

Outro ponto positivo da popularização dos games e da atividade profissional desses especialistas é a valorização de muitos outros setores para o seu potencial educativo, de entretenimento e até para a saúde. Por isso, os profissionais de Jogos Digitais também podem construir suas carreiras desenvolvendo jogos educacionais, jogos publicitários, de simulação 2D e 3D (que ajudam em projetos focados na mobilidade de pacientes com alguma enfermidade), entre outros gêneros.

De jovens geeks até adultos fãs do movimento, se você é uma dessas pessoas, então confira nosso e-book Guia de Carreira | Jogos Digitais – Como se preparar para o mercado mundial dos games e saiba mais sobre essa grande carreira.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller