Quais as melhores áreas para trabalhar em Gestão Financeira?
Compartilhe


O profissional de Gestão Financeira é um profissional atualizado no cenário econômico e político do país, flexível e bom administrador. Além de ser estratégico, ele também precisa ser um profissional multifuncional, que saiba se comunicar com as equipes, analisar planejamentos a médio e longo prazo e conseguir transformar números em tomada de decisões efetivas.
Mas você sabe quais são as áreas em que um profissional de Gestão Financeira pode atuar? O mercado para a profissão é amplo e a formação é cada vez mais necessária no mercado. Por isso, os gestores financeiros são bem vistos pelo mercado e valorizados como profissionais.
Quer entender mais sobre a carreira de Gestão Financeira?
Então é só continuar lendo este artigo!
Conheça o curso de Gestão Financeira
O curso de Gestão Financeira da Unijorge, com duração média de 2 anos, prepara o estudante para atuar na gestão de processos operacionais corporativos, solucionando problemas específicos de gestão financeira de maneira assertiva e humanizada.
Após a formação, é esperado que o aluno de gestão financeira seja capaz de:
- Compreender a importância da gestão de finanças como instrumento de promoção da sustentabilidade do negócio, utilizando-se da capacidade analítica e do uso de tecnologias para subsidiar a tomada de decisões;
- Elaborar, implementar, controlar e avaliar o fluxo de caixa, como forma de garantir a saúde financeira da empresa;
- Interpretar e ou formular políticas de captação e aplicação de recursos financeiros, analisando seus objetivos e abrangência e identificando os elementos que compõem esta dinâmica no mercado;
- Desenvolver a análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimentos de negócios;
- Apurar, analisar, interpretar e relatar pelo ponto de vista contábil e financeiro os indicadores, ambiente econômico, questões estruturais e conjunturais para planejamento e tomada de decisões;
- Atuar em equipes multidisciplinares, interagindo de forma criativa e ética em face dos diferentes contextos organizacionais e sociais que se apresentam na organização, agregando valores e pessoas;
- Interpretar leis, resoluções, decretos e normas gerais que norteiam as atividades bancárias e financeiras relacionadas aos diversos órgãos governamentais;
- Negociar e subsidiar negociações, aproveitando as oportunidades comerciais e financeiras do mundo globalizado, mantendo o foco nos resultados esperados;
- Identificar e potencializar os fatores motivacionais e de liderança no gerenciamento de equipes de trabalho.
Entre as disciplinas contida na grade curricular do curso de Gestão Financeira, estão:
- Contabilidade geral;
- Ética empresarial e responsabilidade;
- Fundamentos da gestão empresarial;
- Direito financeiro aplicado à gestão;
- Orçamento e custos;
- Análise de investimentos;
- Gestão financeira;
- Gestão de riscos e seguros;
- Empreendedorismo;
- Estatística;
- Matemática financeira;
- Economia internacional e comércio exterior
O melhor: o curso é à distância, o que te permite gerenciar suas demandas e seu tempo da maneira que for mais propícia para seus objetivos, trazendo praticidade e flexibilidade para seu dia a dia.
Carreira em Gestão Financeira
Em um cenário financeiro incerto, a carreira de gestão financeira é muito valorizada no mercado. O gestor financeiro é um profissional necessário e demandado em diversas empresas e organizações públicas, principalmente em um mundo em constante mudança. Esse profissional é responsável por planejar as economias empresariais, além de prever e adiantar próximos cenários do mercado.
Mercado de trabalho em Gestão Financeira
O mercado de trabalho em Gestão Financeira é amplo! Para ser um profissional valorizado pelo mercado, é importante ter:
- Espírito de Liderança;
- Interesse pelos avanços da tecnologia e ferramentas digitais;
- Facilidade de relacionamento e comunicação;
- Domínio sobre taxas e tributos, além de muito conhecimento sobre legislações;
- Ética profissional;
- Inteligência emocional;
- Visão estratégica e atualizada;
- Saber definir metas ousadas e realistas;
Áreas de atuação em Gestão Financeira
Quer investir em Gestão Financeira, mas não sabe como atuar? Confira algumas áreas de atuação possíveis:
-
Analista de Investimentos
O profissional analista de investimentos realiza análises sobre o mercado financeiro e atua como intermediário entre o cliente e o mercado financeiro.
-
Gerente de contas
Um gerente de contas é responsável por gerenciar as carteiras de seus clientes, elaborar propostas comerciais e prospectar negócios.
-
Gerente orçamentário
Um gerente orçamentário é o profissional responsável por definir o orçamento anual da empresa, definindo prioridades e destacando projetos, cronogramas e equipes finais.
-
Gestor de negócios
O gestor de negócios é o profissional que tem visão mais ampla do negócio e tem como responsabilidade garantir que os objetivos estejam sendo cumpridos de acordo com os prazos e procedimentos indicados.
-
Controller
O controller é o especialista em controlar, analisar e apresentar dados financeiros e contábeis de uma empresa a seus diretores, permitindo a tomada de decisões.
-
Auditor
O auditor é o profissional responsável por avaliar cuidadosamente as demonstrações financeiras da empresa, garantindo que todos os processos sejam cumpridos e que a empresa esteja em dia com obrigações contábeis e legais.
-
Analista de contas a pagar e receber
Um analista de contas a pagar e receber são os profissionais responsáveis por gerenciar as contas da empresa, garantindo que fornecedores sejam pagos em tempo hábil.
-
Supervisor de operações financeiras
O profissional especialista em supervisão de operações financeiras tem como objetivos analisar objetivos e metas da empresa, tendo em vista os demonstrativos financeiros, receitas e despesas bancárias.
-
Analista de finanças pessoais
Um analista de finanças pessoais é o profissional responsável por ajudar seus clientes a gerenciarem o montante financeiro que recebem da melhor maneira, de acordo com os objetivos e realidade deles.
-
Gestor de riscos
O gestor de risco é o profissional que tem como cotidiano analisar os possíveis fatores ameaçadores financeiramente para uma empresa ou para seus clientes e identificar as possíveis soluções.
-
Pesquisa e docência
O profissional de pesquisa e docência se dedica à investigação e a formar novos profissionais da área.
Outra opção sempre possível é empreender! Os profissionais da Gestão Financeira são requisitados não apenas por empresas e organizações, mas também por pessoas físicas. É uma boa chance para trabalhar com autonomia, se esse for o seu perfil.
O primeiro passo para começar uma carreira de sucesso é buscar uma formação sólida na área. O curso de Gestão Financeira da Unijorge é conceito 4 no ENADE e primeiro lugar no Nordeste, transformando os alunos do curso de hoje nos profissionais de Gestão Financeira do futuro. Conheça mais aqui e matricule-se já!