04/06/2021 | 17:06 pm

Prática x Suporte: a importância do acompanhamento psicológico oferecido por estudantes da área

A pandemia da Covid-19 demonstrou como o acompanhamento psicológico durante momentos de crise mundial se tornou ainda mais relevante para conseguirmos lidar com o “novo normal”. A necessidade de adaptação ao cenário atual trouxe alta demanda aos profissionais do setor, impulsionada, principalmente, pelas consequências do isolamento social, demonstrando a importância da prática dos alunos da graduação de Psicologia à serviço da sociedade.

Com papel fundamental para dar suporte à adaptação das pessoas e auxiliá-las a eliminar a postura de negligenciar seus sentimentos, o acompanhamento psicológico oferecido por estudantes da área em Faculdades e Centros Universitários alcançou novos patamares e abriu novas oportunidades para que a população tenha acesso, por meio de teleatendimentos e escutas telefônicas, a serviços essenciais para lidar com mudanças e com tudo aquilo que acontece de forma disfuncional em si mesmo. Esses serviços oferecem escuta qualificada para aqueles(as) que sofrem com sentimentos de angústias, tristezas ou preocupações que impactam suas vidas durante o isolamento social.

A importância da formação prática para alunos de Psicologia

A pandemia vem sendo experenciada por muitos como um período de angústia e sofrimento. Por isso, a atuação de um profissional capacitado para acolher o sofrimento psíquico é fundamental junto àqueles(as) que sofrem com ansiedade, depressão e outros transtornos.

Nesse ponto, o exercício prático de suporte oferecido por alunos de Psicologia, que têm sua formação voltada para a compreensão do ser humano, bem como suas atitudes e emoções, trouxe à tona a importância e relevância de cuidarmos de nossa saúde mental com cuidado e atenção.

Para os estudantes, a oportunidade de promover um acompanhamento psicológico traz muitos benefícios à sua formação. O primeiro deles é vivenciar de forma ativa a prática da profissão e poder auxiliar pessoas que vivem momentos em que precisam de ajuda, e nem sempre são compreendidos por amigos e familiares.

Através da análise das informações e da compreensão dos fatores cotidianos que geram angústia aos pacientes, os alunos recebem uma formação prática que contribui para sua experiência e desenvolvimento profissional, expandindo seu processo de aprendizado.

O papel da Unijorge no desenvolvimento da formação prática de psicólogos

A Unijorge estimula a participação dos alunos em programas que impulsionam o sucesso de suas carreiras, por isso viabiliza a diversificação das atividades extraclasse e promove um aprofundamento de conteúdos abordados nas disciplinas através de novas vivências de atuação sob orientação de um docente.

Para contribuir com a sociedade e ainda oferecer uma experiência de formação completa aos egressos do curso de graduação em Psicologia, a Unijorge deu vida ao Projeto Transforma Apoio Psicológico, no qual alunos e professores do núcleo de Psicologia ficam à disposição da população em plantões de serviços psicológicos durante o isolamento social.

Através da escuta humanizada e da prática regida pelo conhecimento, psicólogos, ex-alunos e psicólogos extensionistas da Unijorge auxiliam a comunidade a resolver conflitos e analisar os possíveis impactos que a pandemia trouxe para a vida e o dia a dia das pessoas.

Os atendimentos em psicologia da Unijorge são públicos, gratuitos e oferecidos à comunidade e ao público geral de forma humanizada. A prática e o conhecimento sobre a atuação do profissional no mercado de trabalho reforçam a qualidade do curso e promovem a atualização dos perfis profissionais dos egressos, trazendo mais relevância e promovendo novos paradigmas, novas perspectivas, novos ângulos e novas formas de atuação na sociedade.

Conheça o Projeto Transforma e saiba mais sobre como a Unijorge investe no desenvolvimento da sua carreira. Clique aqui e saiba mais.