13/05/2021 | 16:57 pm

Produtividade através da logística: por que um profissional da área faz a diferença nas organizações?

Investir em um planejamento logístico de qualidade é indispensável para manter a continuidade das operações e otimizar a entrega de produtos e serviços em uma empresa. Por isso, para ter sucesso e continuar a atender seus clientes com pontualidade e qualidade, as maiores empresas do mundo já sabem: contratar profissionais especializados em Logística é a solução quando o assunto é adotar as melhores estratégias de planejamento e otimização da produtividade para tornar o controle de todas as operações muito mais efetivo.

Responsáveis por garantir que todas as etapas envolvidas no processo logístico de uma empresa saiam exatamente como previsto, os profissionais especializados em Logística estudam constantemente toda a escala do sistema operacional para identificar pontos falhos e, assim, implementar ações de integração através de padrões elevados de gestão.

Em outras palavras, seu papel vai muito além de cuidar do armazenamento, distribuição e entrega de produtos dentro da empresa, pois sua atuação requer horas de planejamento estratégico para integrar diferentes departamentos, otimizar custos e melhorar a produtividade, itens indispensáveis para obter melhores resultados através de uma área tão fundamental.

Saiba mais sobre o papel fundamental que um bom gestor de Logística desempenha dentro de uma empresa e fique por dentro de todos os benefícios que esse profissional oferece. Acompanhe:

O papel do profissional de Logística para o sucesso das grandes empresas

Na prática, o setor de logística pode não ser um dos mais chamativos, mas com certeza é um dos que trazem resultados mais expressivos e concretos para as corporações. Isso porque toda a cadeia de serviços oferecida pela empresa passa por ela, já que suas atividades envolvem diversos departamentos, como suprimentos, comercial, marketing e finanças.

De forma geral, ele é o centro da experiência da empresa, capaz de ditar as regras quando o assunto é atender às expectativas e criar uma boa base de relacionamento no que envolve a experiência do cliente.

Por isso, as empresas que entendem seu fator estratégico e que compreendem toda a problemática do sistema logístico, investindo em recursos fundamentais como a adoção de novas tecnologias, planejamento colaborativo otimizado e integração dos fluxos de informações para distribuição se tornam referência em seus setores, como é o caso da Amazon, Magazine Luiza, Netshoes e Walmart.

Apesar de adotarem estratégias de logística bastante distintas entre si, todas essas gigantes do varejo apresentam um ponto em comum: a gestão eficiente que só profissionais especializados podem oferecer para o setor. Aprendendo com os erros, todas elas passaram da superação diária de problemas logísticos para a gestão adequada e aprimoramento de seus processos internos, obtendo as maiores metas institucionais já atingidas na história do varejo e os melhores resultados financeiros a curto e médio prazo.

Com equipes que possuem uma ampla gama de habilidades e especialidades, essas empresas investem em análise de negócios, em engenharia de suprimentos, em gestão estratégica de estoques e até mesmo em inteligência artificial e Big Data para melhorar seus processos logísticos. Além disso, um excelente sistema de gestão de pessoas favorece a contratação de profissionais especializados em logística, estoque, armazenagem e distribuição, o que aumenta as chances de conquistar um grande diferencial para permanecer competitivo no mercado.

Como resultado, esses fatores representam como investir em um bom planejamento logístico é crucial para que um negócio se destaque, proporcionando aos compradores experiências de qualidade.

Por que investir na especialização em Logística com ênfase em Estoque, Armazenagem e Distribuição?

Como vimos, para que uma empresa fique bem posicionada frente à concorrência, é ideal seguir o exemplo das empresas que citamos e investir no capital humano qualificado, um dos principais fatores para otimizar os processos logísticos do negócio.

Todo esse movimento abre muitas portas para profissionais que investem em especialização, fator que traz vantagens não só para as empresas, mas também para a carreira do profissional que deseja se destacar no setor. Confira algumas delas.

Top 3 vantagens que a especialização traz à sua carreira

Destaque em um mercado de trabalho competitivo

O acesso à graduação está mais amplo, o que é excelente para o desenvolvimento do país e da sociedade. Por outro lado, esse fator tornou o mercado ainda mais competitivo, fazendo com que a especialização se apresente como uma ótima chance de tornar seu currículo mais atraente para as empresas.

Mais oportunidades para cargos de gestão e liderança

Atualmente, o que diferencia os profissionais mais capacitados daqueles que se acomodam em suas carreiras é a busca por conhecimento. Por isso, muitos cargos exigem que o profissional possua uma especialização para atuar em funções de maior responsabilidade, como gestor, coordenador e outros cargos de liderança.

Melhores salários e benefícios expressivos

Quanto maior o cargo, mais alto o salário, não é mesmo? Por isso, ao ampliar suas chances de ocupar posições de liderança, você também conquista salários maiores. Além disso, as empresas prezam por reter seus melhores talentos, investindo em benefícios mais significativos para os profissionais, como maior tempo de férias, melhores plano de saúde e odontológico, auxílio-creche, participação nos lucros, entre outros.

Quer conquistar essas e outras vantagens para a sua carreira? Então conheça o curso de especialização em Logística com ênfase em Estoque, Armazenagem e Distribuição da Unijorge e se prepare protagonizar o futuro da profissão no setor.

Clique aqui e saiba mais.