09/02/2023 | 10:00 am

Qual faculdade fazer: 6 dicas para ajudar na sua escolha

Depois de receber o resultado do ENEM, a primeira dúvida é: qual o curso e instituição de ensino devo escolher? 

 

Essa é uma das decisões mais difíceis de tomar, visto que pode interferir no seu futuro profissional.  

 

Por isso é tão importante decidir por uma instituição de ensino de qualidade e um curso que realmente deseja fazer.  

 

Como nós sabemos que esse momento é de muita ansiedade, resolvemos ajudá-lo com dicas quem podem lhe ajudar.

 

Siga a leitura até o final!  

 

 

Como escolher qual faculdade fazer: 6 dicas  

 

 

1. Pense quais são suas preferências e/ou habilidades 

 

O primeiro passo importante é pensar de qual área de conhecimento você mais gosta e tem mais afinidade.  

 

Para isso, lembre-se das matérias que você gostava na escola, quais eram as suas aulas favoritas e o que você mais tinha prazer em estudar.  

 

Você era do grupo que gostava mais das aulas de História, Geografia e Literatura? Ou era das exatas, de Matemática, Física e Química? Amava Biologia? Português, Inglês ou outra língua? Ou você amava se exercitar nas aulas de Educação Física? 

 

Essa análise vai te ajudar a perceber se você se identificaria mais com um curso de humanas, exatas, biológicas ou linguagens, eliminando várias possibilidades que não fazem parte do seu perfil.  

 

Mas se ainda está em dúvida sobre qual carreira seguir, faça agora o teste vocacional e descubra quais são as áreas e profissões que mais se aproximam da sua personalidade. 

 

 

2. Decida o tipo de curso que pretende fazer

 

Os cursos de graduação têm tipos diferentes, dividindo-se entre: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.  

 

Bacharelado: é a formação mais comum e geral. São oferecidas disciplinas teóricas e práticas, e a duração costuma ser de quatro ou cinco anos; 

 

Licenciatura: é uma graduação específica para formar professores para trabalharem nas suas respectivas áreas de conhecimento. Geralmente, o período é de quatro anos; 

 

Tecnólogo: é uma formação mais focada em disciplinas práticas. O tempo é menor, por volta de três anos, o que acelera a entrada no mercado de trabalho. 

 

 

3. Escolha uma modalidade 

 

As modalidades para as graduações são: presencial, semipresencial e a distância (EAD). 

 

O presencial é o modelo mais convencional. Os alunos assistem às aulas e fazem avaliações e atividades presencialmente. 

 

Já os cursos semipresenciais seguem com aulas híbridas. Isso significa que uma parte é presencial, geralmente com as aulas de disciplinas práticas, e a outra parte, com disciplinas teóricas, funciona a distância.  

 

Por fim, os modelos em EAD são totalmente a distância, e você poderá estudar de onde quiser e nos horários que se adequem a sua rotina. 

 

Para escolher o modelo ideal, é preciso pensar no seu estilo de vida, nas suas preferências de estudo, no tempo disponível e no que pode facilitar o seu dia a dia.  

 

 

4. Veja a grade curricular dos cursos  

 

Provavelmente você já chegou até aqui com algumas ideias de instituições em mente, não é? 

 

Agora é a hora de olhar as grades curriculares dos cursos, que é onde consta todas as disciplinas estudadas em todos os períodos da faculdade.  

 

Pesquise um pouco sobre as matérias que mais chamaram a sua atenção e veja se estudar sobre esses assuntos é do seu interesse ou não.  

 

Muitas vezes, os candidatos têm impressões equivocadas sobre o que se estuda durante a graduação, por isso, é muito importante fazer essa pesquisa. Uma dica, é você agendar uma visita a instituição e conversar, por exemplo, com o coordenador do curso para entender um pouco.  

 

 

5. Pergunte e leia sobre a profissão 

 

Se você conhece alguém que tenha feito o curso que você quer, pergunte sobre a profissão, como é o trabalho, o que a pessoa acha sobre a carreira e peça conselhos.  

 

Caso não conheça, pesquise. A internet oferece muitas informações interessantes e relevantes.  

 

Leia sobre as opções de carreira da área, como é o cotidiano do trabalho, os cargos mais comuns e as possíveis dificuldades.

 

 

6. Pesquise a instituição de ensino 

 

Por fim, informe-se sobre a instituição de ensino onde você pretende estudar e se formar. Verifique se a universidade é realmente qualificada e se oferece uma boa formação e estrutura. Além disso, confira se a graduação é reconhecida e aprovada pelo Ministério da Educação.   

 

 

Conheça a Unijorge 

 

A Unijorge é referência de ensino em Salvador, uma universidade de tradição e qualidade, que acredita que o conhecimento tem o poder de transformar todas as experiências. Por isso, investe em educação de qualidade acessível a todos, com excelência acadêmica, qualidade nos serviços e experiências que vão além da sala de aula.

 

 

E você, também quer ser nosso aluno?  

 

Para ingressar na Unijorge, você pode usar a sua nota do ENEM, participar de um dos processos de financiamento ou conquistar uma bolsa de estudos.  

 

 

 

 

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller