10/01/2023 | 16:28 pm

Shot matinal: desvendando a tendência nutricional do momento

Você já deve ter ouvido sobre o shot matinal, não é? Dizem que com uma pequena dose diária, que tem propriedade anti-inflamatória, você fortalecerá sua imunidade.

 

Será que isso é verdade mesmo? Qualquer um pode tomar? Não existem contraindicações? Emagrece?

 

Para tirar essas e outras dúvidas, chamamos a professora do curso de  da Unijorge, Karine Beck.

 

Se você quer saber mais sobre o tão falado shot matinal da imunidade, continue a leitura.

 

Shot matinal: o que é e quais os benefícios?

 

O estresse e a má alimentação, causados pela correria do dia a dia, são alguns dos motivos que afetam a saúde das pessoas. Por isso, vemos essa preocupação com o fortalecimento do sistema imunológico.

 

O shot da imunidade é uma solução de fato eficaz, que colabora com os cuidados diários dos indivíduos. Por ter substâncias anti-inflamatórias e antioxidantes, ele é benéfico para o sistema imunológico.

 

E isso explica por que ficaram muito mais conhecidos na pandemia, visto que ajudam na proteção contra as infecções respiratórias, virais e bacterianas.

 

Mas, afinal, o que é o shot matinal?

 

Segundo a professora Karine, “são combinações de alimentos ou especiarias, que são considerados como compostos bioativos que podem trazer benefícios no estímulo dos mecanismos de defesa do nosso corpo”.

 

Nas receitas, há sumos de frutas cítricas, ingredientes com raízes, poucos mililitros de água e mais algumas substâncias. As mais comuns são: gengibre, cúrcuma, própolis, canela, limão/abacaxi e glutamina. Sua composição, portanto, é completamente natural.

 

Porém é importante lembrar que, para ter uma boa imunidade, não basta apenas ingerir o shot matinal diariamente. Também é necessário praticar atividades físicas, ter uma alimentação equilibrada, uma rotina de sono adequada para que o corpo descanse e evitar estresses, o consumo excessivo de álcool e o uso de tabaco.

 

Contraindicações para o shot matinal

 

Apesar de ser feito com ingredientes naturais, há contraindicações para:

 

  • Os hipertensos, que precisam estar atentos ao consumo de alimentos termogênicos, como gengibre, canela e pimenta, sendo necessária a orientação de um nutricionista para avaliar a quantidade que pode ser utilizada;
  • Crianças, sendo importante adequar a quantidade de própolis de acordo com a idade e nunca utilizar os que têm álcool;
  • Pessoas com doenças gástricas, como refluxo e gastrite, que podem sentir desconfortos com a ingestão dos shots;
  • Pacientes com quadro oncológico, que devem evitar a glutamina;
  • Pessoas com alergia a algum dos ingredientes;
  • Gestantes e lactantes, que devem sempre passar por análise médica.

 

Portanto nunca se deixe ser influenciado por tendências e modismos, sempre converse e peça orientações a um profissional competente.

 

“​​​​​​É fundamental a orientação de um nutricionista para recomendar quais são os mais indicados e as contraindicações, de acordo com as características de cada indivíduo”, destaca Karine.

 

Mito do shot matinal: emagrecimento

 

A disseminação de fake news relacionadas a orientações de autoridades de saúde colocam a população em risco e prejudicam o acesso a informações corretas que ajudam as pessoas.

 

Sobre emagrecer com o shot matinal, de acordo com a professora Karine, “algumas substâncias termogênicas utilizadas nas receitas como canela e pimenta caiena podem ter a função de aceleração no metabolismo, mas não vão trazer o efeito metabólico, por conta das quantidades utilizadas”.

 

A professora também explica que o consumo do shot da imunidade pela manhã não acelera o metabolismo e não favorece o emagrecimento. Na verdade, o propósito é iniciar o dia com a ingestão de compostos apropriados de bioativos. Por estar em jejum, a absorção das vitaminas e minerais presentes é intensificada.

 

Outra questão que gera desinformação é sobre ser um suplemento vitamínico e de nutrientes. O efeito do shot não é medicamentoso e, portanto, não trata doenças, não suplementa nutrientes e não soluciona déficit de vitaminas no organismo.

 

Dessa forma, é muito importante estar atento às informações, procurando saber se são verdadeiras ou não, e se atualizar sobre os assuntos do momento. Por isso que, na Unijorge, os estudantes de Nutrição aprendem a ter uma visão teórica, prática e crítica de temas da atualidade.

 

Conheça os ingredientes do shot da imunidade

 

  • Sumo de fruta cítrica

Aumenta a absorção de ferro, estimula a produção de enzimas digestivas e reduz a carga glicêmica.

  • Gengibre e Cúrcuma

Têm ação anti-inflamatória e antioxidante. A cúrcuma, também chamada de açafrão da terra, reduz o risco de doenças cardiovasculares, e o gengibre combate dores musculares e articulares.

  • Pimenta preta ou pimenta-do-reino

Além de ser anti-inflamatório, promove a saúde cerebral e reduz os níveis de colesterol.

  • Própolis

É bactericida e estimula a produção de melatonina, que melhora a qualidade do sono.

  • Canela

Reduz os níveis glicêmicos. É também fonte de minerais e ajuda na memória.

  • Mel

É antibactericida e antifúngico. Além disso, combate dores e inflamações na garganta.

  • Glutamina

Proporciona o equilíbrio da flora intestinal e reduz a fraqueza muscular.

 

Sugestões de receitas de shot da imunidade

 

Agora que você já sabe quais são os benefícios de cada ingrediente, com a orientação do seu nutricionista, escolha uma dessas receitas para consumir no dia a dia:

 

  • Shot com própolis: suco de um limão, 30ml de água e 15 gotas de própolis;
  • Shot de limão e canela: suco de um limão, uma colher de chá rasa de canela em pó e gengibre em pó à gosto;
  • Shot de cúrcuma e gengibre: uma colher de sopa de suco de limão, 50ml de água, ½ colher de chá de cúrcuma em pó e ½ colher de chá de gengibre ralado;
  • Shot com gengibre e pimenta preta: um limão espremido, uma colher de chá de gengibre em pó, 15 gotas de própolis, uma colher de chá de cúrcuma, uma pitada de pimenta preta e 25ml de água;
  • Shot de cúrcuma e mel: um limão espremido, uma colher de chá de cúrcuma, uma colher de sopa de mel, 10 gotas de própolis e duas colheres de sopa de água.

 

Se você gosta e se interessa por esse assunto, no curso de Nutrição da UniJorge, aprenderá muito mais. Então, entre neste link e se informe sobre a grade curricular.

X

X

Oi, como posso te ajudar?

ESCOLHA UMA DESTAS OPÇÕES E FALE COM A GENTE:

WhatsApp
Nosso chat
0800-024-6172
hubspot controller