Compartilhe
A administração das instituições de saúde é um dos setores que mais cresce no Brasil. Com um mercado de trabalho tão vasto e cheio de novas oportunidades, a área carece de profissionais especializados na aplicabilidade dos princípios de organização, gestão, planejamento e controle de setores como administração, economia e saúde, além de muita visão estratégica para garantir o bom funcionamento dos sistemas internos das instituições.
Enquanto administrador especializado, o profissional tem a chance de colocar seus conhecimentos em prática e garantir excelentes colocações no mercado de trabalho. Conheça algumas das possibilidades de atuação para gestores de saúde e saiba mais sobre a atuação desses profissionais e o que é necessário para se tornar um deles. Acompanhe.
De forma geral, um gestor de saúde é o responsável pelo planejamento e administração dos sistemas, processos e serviços da área de saúde. Atuando em clínicas, hospitais, casas de repouso, laboratórios, prestadoras de serviço de saúde, planos de saúde e outros, eles garantem o controle das políticas de saúde e atuam no desenvolvimento de estratégias para controle de custos e viabilização de novos projetos.
Na prática, a profissão exige bons conhecimentos em análises e estatísticas, ética e legislação, Código de Defesa do Consumidor e gerenciamento de serviços e processos em unidades de saúde. Além disso, o profissional também atua na administração de recursos, infraestrutura, controle, reabastecimento, compra e distribuição de materiais e equipamentos, supervisão de equipes e gestão de recursos humanos nos sistemas de saúde.
Para ser um gestor na área, é ideal investir em uma pós-graduação. Abrindo portas para cargos de gestão e liderança, a Especialização em Auditoria em Sistemas e Serviços de Saúde é o caminho para os profissionais que desejam investir na carreira e atuar, com protagonismo e habilidade, em um setor fundamental para o pleno funcionamento dos serviços de saúde.
A profissão exige boa gama de competências, como proatividade, espírito de liderança, perfil estratégico e pensamento analítico para garantir o sucesso das organizações.
Dentro dos hospitais, o gestor de saúde é o profissional responsável por administrar todos os setores, sistemas e recursos da instituição. É ele quem garante o bom funcionamento dos equipamentos, a disponibilidade dos materiais e o controle dos recursos financeiros e humanos que garantem a qualidade dos serviços.
De acordo com o Guia de Profissões e Salários da Catho, o salário médio para um gestor hospitalar no Brasil é de R$ 4.716,00, podendo ultrapassar os R$ 8.500,00, dependendo do porte da organização.
Atuando no setor público, os gestores de saúde podem atuar em órgãos públicos de saneamento básico e ambiental, secretarias de saúde, hospitais públicos, unidades básicas de saúde, entre outros. Neles, sua principal função é garantir que os recursos financeiros federais, estaduais e municipais destinados à área sejam bem aplicados e controlados. Enquanto isso, já na área de vigilância sanitária e saneamento básico, o gestor tem papel fundamental no desenvolvimento de novas políticas públicas efetivas para a área.
Segundo a Catho, os concursos públicos na área de gestão de saúde oferecem vagas com salários que variam de R$ 3.500 a R$ 18.000.
Laboratórios, Farmácias, empresas de serviços de apoio e logística hospitalar e indústrias de equipamentos médico-hospitalares também precisam de bons gestores de saúde para garantir as melhores práticas administrativas e de controle de qualidade.
De acordo com a Catho, os salários para o profissional que atua na área vai de R$ 2.049,49 a R$ 10.131,15, dependendo do cargo e do porte da empresa.
A Unijorge oferece as melhores ferramentas para você investir em cursos de especialização que podem alavancar sua carreira e ampliar suas oportunidades profissionais.
Com o curso de Especialização em Auditoria em Sistemas e Serviços de Saúde da Unijorge, você fica mais perto de alcançar seus objetivos profissionais e conquistar um futuro profissional promissor dentro do setor de saúde.
Aproveite essas e outras vantagens de realizar sua pós-graduação na Unijorge e turbine sua carreira.
Faça aqui sua
inscrição
Tem dúvidas ou precisa de ajuda?
Lorem ipsum
dolor sit amet
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit,
sed
do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore.
documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Transferência
Faça sua inscrição on-line, rapidamente. Apresente os seguintes documentos na Central de Admissão do campus do curso desejado:
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (original e cópia);
Critério de avaliação caso não conste no histórico escolar (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina (original);
Declaração constando situação de matrícula (regularidade), forma de ingresso com nota e carga horária das disciplinas, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Declaração de IES de origem, atestando a regularidade para com o ENADE, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Diploma/Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Portador de Diploma
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior, caso deseje dispensa de disciplinas (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária; (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina; (original)
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Observação: Quando o candidato for aluno da Universidade Veiga de Almeida, deverá apresentar apenas o item a). Caso não tenha diploma expedido, poderá ser aceito com o Certificado de Conclusão de Curso, o qual pode ser atestado pela própria Secretaria.
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.