SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.
O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A integração dos instrumentos permite que sejam atribuídos alguns conceitos, ordenados numa escala com cinco níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. O Ministério da Educação torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos.
A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).
Fonte: http://inep.gov.br/sinaes
Autoavaliação – como nós nos avaliamos e quando?
A autoavaliação acontece com base em dois tipos de dados: os dados primários e os dados secundários.
Os dados primários são aquelas informações que a CPA coleta diretamente com a comunidade acadêmica, através da aplicação de pesquisas. Essas pesquisas acontecem em dois momentos ao longo do ano. No 1º semestre, apenas os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos pela IES e sobre a Coordenação de seu Curso, bem como se autoavaliam.
Já no 2º semestre, os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, enquanto que os professores avaliam a infraestrutura da IES e o clima de trabalho, e os funcionários sobre o clima organizacional.
Além dessas informações, a CPA também tem acesso a dados secundários, ou seja, dados coletados por outros setores da Unijorge, como a Ouvidoria, além de todas as informações geradas por pesquisas aplicadas pelo setor de Persistência, por exemplo. A CPA também analisa os relatórios gerados pelos núcleos da instituição, como Iniciação Científica, Carreiras, Responsabilidade Social, Extensão, Internacionalização, Acessibilidade, dentre outros. Bem como também avalia os relatórios e planos de ação gerados pelos setores do acadêmico, do administrativo e do financeiro.
Todos esses dados permitem que a CPA avalie a IES, mapeando fragilidades, incentivando a elaboração de planos de ação e implantação de melhorias. Ao final de cada ano, a CPA organiza todas essas informações e produz um relatório que é enviado ao MEC. Tudo isso para oferecer uma Educação de qualidade e melhorar cada vez mais.
Instrumentos de pesquisa da CPA
2022
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Presencial:
• Avaliação dos docentes (clique aqui)
• Avaliação dos docentes/tutores das disciplinas online (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:
• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Semipresencial:
• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os docentes:
• Avaliação realizada pelos docentes (clique aqui)
2021
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade presencial:
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:
> Questionário usado na pesquisa com os docentes:
Resultados das pesquisas da avaliação interna
2022
• Modalidade Presencial
• Modalidade EAD
• Modalidade Semipresencial
2021
• Modalidade Presencial
• Modalidade EAD + Semipresencial
2020
2019
2018
2017
2016
Sua opinião é importante para a melhoria constante da nossa instituição. Participe das pesquisas!
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documentos necessários
Vestibular Tradicional e Agendado
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
ENEM
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Transferência
Faça sua inscrição on-line, rapidamente. Apresente os seguintes documentos na Central de Admissão do campus do curso desejado:
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (original e cópia);
Critério de avaliação caso não conste no histórico escolar (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina (original);
Declaração constando situação de matrícula (regularidade), forma de ingresso com nota e carga horária das disciplinas, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Declaração de IES de origem, atestando a regularidade para com o ENADE, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Diploma/Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Portador de Diploma
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior, caso deseje dispensa de disciplinas (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária; (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina; (original)
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Observação: Quando o candidato for aluno da Universidade Veiga de Almeida, deverá apresentar apenas o item a). Caso não tenha diploma expedido, poderá ser aceito com o Certificado de Conclusão de Curso, o qual pode ser atestado pela própria Secretaria.
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.