A Unijorge acredita que o conhecimento tem o poder de transformar todas as experiências. Por isso, investe em educação de qualidade acessível a todos, com excelência acadêmica, qualidade nos serviços e experiências que vão além da sala de aula.
Este espaço tem a finalidade de atualizar constantemente os dados relacionados ao processo da autoavaliação institucional da Unijorge, parte importante do processo de avaliação institucional, aproximando cada vez mais a comunidade acadêmica ao processo.
Avaliação Institucional
O que é?
Avaliação Institucional é o processo através do qual o SINAES coordena a avaliação das Instituições de Ensino Superior, em três dimensões, objetivando melhorar o mérito e o valor das instituições, áreas, cursos e programas, nas dimensões de ensino, pesquisa, extensão, gestão e formação; melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta, além de promover a responsabilidade social das IES, respeitando a identidade institucional e a autonomia de cada organização.
SINAES: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O Sinaes avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos, principalmente o ensino, a pesquisa, a extensão, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente e as instalações.
O Sinaes possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, Enade, Avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação como o censo e o cadastro. A integração dos instrumentos permite que sejam atribuídos alguns conceitos, ordenados numa escala com cinco níveis, a cada uma das dimensões e ao conjunto das dimensões avaliadas. O Ministério da Educação torna público e disponível o resultado da avaliação das instituições de ensino superior e de seus cursos.
A divulgação abrange tanto instrumentos de informação (dados do censo, do cadastro, CPC e IGC) quanto os conceitos das avaliações para os atos de Renovação de Reconhecimento e de Recredenciamento (parte do ciclo trienal do Sinaes, com base nos cursos contemplados no Enade a cada ano).
Fonte: Inep
Autoavaliação – como nós nos avaliamos e quando?
A autoavaliação acontece com base em dois tipos de dados: os dados primários e os dados secundários.
Os dados primários são aquelas informações que a CPA coleta diretamente com a comunidade acadêmica, através da aplicação de pesquisas. Essas pesquisas acontecem em dois momentos ao longo do ano. No 1º semestre, apenas os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, sobre a infraestrutura e os serviços oferecidos pela IES e sobre a Coordenação de seu Curso, bem como se autoavaliam.
Já no 2º semestre, os estudantes opinam sobre a atuação dos professores, enquanto que os professores avaliam a infraestrutura da IES e o clima de trabalho, e os funcionários sobre o clima organizacional.
Além dessas informações, a CPA também tem acesso a dados secundários, ou seja, dados coletados por outros setores da Unijorge, como a Ouvidoria, além de todas as informações geradas por pesquisas aplicadas pelo setor de Persistência, por exemplo. A CPA também analisa os relatórios gerados pelos núcleos da instituição, como Iniciação Científica, Carreiras, Responsabilidade Social, Extensão, Internacionalização, Acessibilidade, dentre outros. Bem como também avalia os relatórios e planos de ação gerados pelos setores do acadêmico, do administrativo e do financeiro.
Todos esses dados permitem que a CPA avalie a IES, mapeando fragilidades, incentivando a elaboração de planos de ação e implantação de melhorias. Ao final de cada ano, a CPA organiza todas essas informações e produz um relatório que é enviado ao MEC. Tudo isso para oferecer uma Educação de qualidade e melhorar cada vez mais.
Instrumentos de pesquisa da CPA
2022
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Presencial:
• Avaliação dos docentes (clique aqui)
• Avaliação dos docentes/tutores das disciplinas online (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:
• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade Semipresencial:
• Avaliação dos docentes/tutores (clique aqui)
• Avaliação da infraestrutura e dos serviços (clique aqui)
• Avaliação das coordenações (clique aqui)
• Autoavaliação dos discentes (clique aqui)
> Questionário usado na pesquisa com os docentes:
• Avaliação realizada pelos docentes (clique aqui)
2021
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade presencial:
> Questionário usado na pesquisa com os discentes dos cursos da modalidade EAD:
> Questionário usado na pesquisa com os docentes:
Resultados das pesquisas da avaliação interna
2022
• Modalidade Presencial
• Modalidade EAD
• Modalidade Semipresencial
2021
• Modalidade Presencial
• Modalidade EAD + Semipresencial
2020
2019
2018
2017
2016
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